ALGARVE

Sabores da Europa invadem a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve 

Sabores da Europa invadem a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve 
Entre 6 e 10 de dezembro, vão passar pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, 15 equipas oriundas de escolas de hotelaria e turismo europeias de 11 países, com diferentes tradições e costumes natalícios, mas que têm em comum a identidade europeia. O “Christmas in Europe” vai juntar tradições, costumes e sabores da quadra.

O “Christmas in Europe” é um dos mais importantes eventos da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, e tem como objetivo celebrar a riqueza e variedade das tradições de Natal

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi escolhida para acolher a 27.ª edição deste evento, que irá trazer até Faro alunos e formadores de escolas de 11 países europeus, como a Estónia, Luxemburgo, Itália, Países Baixos, Eslovénia, Croácia, Rússia, Letónia, Lituânia, Espanha e claro, Portugal. 

Recriar a “alma” do Natal, celebrado em cada país, é o grande desafio das equipas participantes, através da mostra dos trajes tradicionais, decoração de stands, recriação de tradições musicais e danças, demonstrações gastronómicas, preparação de buffet natalício e muitas outras atividades.  

Os próprios alunos da escola do Algarve estão envolvidos na preparação e organização deste evento, que constitui uma oportunidade única de aprendizagem em contexto real: “Houve o cuidado de articular todas as áreas da escola e dos cursos na organização e logística deste evento, sempre de uma forma segura. O objetivo é integrar o evento na dinâmica escolar, transferindo algumas aulas para formato online, mas envolvendo também os alunos em toda a produção, antes e durante o certame”, refere Silvia Barriga, Assessora de Inovação da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.   

Portugal será representado por uma equipa da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, que promete mostrar a essência do natal português: “Boa parte das nossas tradições são transversais ao país todo e apesar de nos irmos focar no espírito e costumes minhotos vamos ter a alma portuguesa em tudo o que vamos fazer: do bacalhau ao polvo, passando pelas pataniscas são receitas que representam Portugal. Optámos pela “Roupa Velha” como prato principal porque reflete a nossa preocupação, sempre, pelo desperdício alimentar zero. As clássicas rabanadas, feitas com pão seco, também serão representativas do espírito de um Natal sustentável, mensagem que queremos passar”, destaca Rúben Silva, formador de cozinha da escola de Viana do Castelo.  

O programa do “Christmas In Europe” prevê também visitas dos participantes a vários pontos de interesse do Algarve, guiadas pelos alunos da escola anfitriã e ainda a possibilidade de o público em geral visitar a exposição e os stands de cada país no dia 8 de dezembro, a partir das 09:30.  

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste