Sagres: Festival de Observação de Aves chega aos quatro cantos do mundo

ouvir notícia

A nona edição do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza decorreu, entre os passados dias 4 e 7 de outubro, em Sagres, concelho de Vila do Bispo, que por estes dias é um local privilegiado para observar a migração das aves.

Segundo a organização, o evento voltou a ser novamente um sucesso. “Este ano recebemos cerca de 1160 pessoas que participaram nas atividades. Foram quatro dias repletos de iniciativas dedicadas à natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, como o Cabo de São Vicente, o Forte do Beliche, a Fortaleza de Sagres, a Cabranosa e o Monte das Esparregueiras”, adiantam os promotores desta iniciativa, que está a cargo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, com o envolvimento da Associação Almargem e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

A organização destaca ainda a participação no festival de pessoas de novas nacionalidades. “Para além dos europeus, o festival foi visitado pela primeira vez por pessoas de São Tomé e Príncipe, Suriname e Índia. Entre os 43 países representados este ano no festival, destacam-se ainda a Nova Zelândia, Vietname, Senegal, Colômbia e Canadá”, frisam os responsáveis.

- Publicidade -

Das 206 atividades do programa, algumas merecem destaque por terem sido uma inovação e pela adesão dos participantes. É o caso das viagens de gravação sonora de aves noturnas migratórias; workshops de desenho; devolução à natureza de aves noturnas; saídas focadas em libélulas e libelinhas; mini-cursos de geologia e a exposição sobre o impacto do plástico no ambiente.

Este ano foram observadas quase 140 espécies, incluindo uma raridade: o papa-moscas-pequeno (Ficedula parva). As espécies observadas pelos participantes foram inseridas na plataforma online PortugalAves/eBird para que estes dados possam ser utilizados para outros fins.

No rescaldo da edição deste ano, a organização começa já a pensar na próxima, que irá contemplar, pelo menos, o primeiro fim de semana de outubro.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.