Samoa “apaga” o dia 30 de dezembro

ouvir notícia

As praias paradisíacas são o principal cartão de visita das ilhas Samoa

Ilhas do Pacífico mudam de fuso horário para facilitar as relações comerciais com a Austrália e a Nova Zelândia

.

O Governo das ilhas de Samoa, no Pacífico, decidiu mudar o seu fuso horário, passando para o lado oeste da linha do Tempo Universal Coordenado. Com esta decisão, o dia de sexta-feira, 30 de dezembro, não existiu naquelas ilhas, ou seja, os samoanos passaram de quinta-feira, 29 de dezembro, para sábado, 31 de dezembro.

- Publicidade -

Segundo a CNN, o primeiro-ministro de Samoa, Tuilaepa Sa’ilele Malielegaoi, disse que esta mudança vai colocar as ilhas, com 180 mil habitantes, mais perto dos seus principais parceiros comerciais, como a Austrália ou a Nova Zelândia.

“Ao fazer negócios com a Nova Zelândia e com a Austrália estamos a perder dois dias úteis por semana”, afirmou o governante ao jornal “Samoa Observer”. “Enquanto é sexta-feira aqui, é sábado na Nova Zelândia, e quando estamos na igreja, no domingo, já se começou a negociar em Sydney e em Brisbane”, explicou.

Segunda mudança de fuso horário

Atualmente, Samoa está 21 horas atrás da Austrália e 23 horas atrás da Nova Zelândia, o que dá origem a apenas quatro dias úteis coincidentes por semana. Com esta mudança, as ilhas do Pacífico vão ficar três horas à frente da Austrália e uma hora à frente da Nova Zelândia.

Esta não é a primeira vez que Samoa muda o seu fuso horário. Em 1892, o Rei ordenou a mudança para alinhar o fuso horário das ilhas com o porto de São Francisco, também por motivos comerciais. Nessa altura, os samoanos tiveram direito a dois feriados de 4 de julho, para acertar o calendário.

Sector do turismo apreensivo

Com esta mudança, o primeiro país a festejar a passagem de ano e a entrar em 2012 será mesmo a Samoa.

Esta alteração no calendário está a provocar reações negativas no sector do turismo, pois Samoa era muito procurada por casais em lua de mel por ser o último país do mundo a ver o pôr do sol.

Com a mudança as ilhas vão passar a ser a primeira nação a ver o nascer do sol, o que pode não ser tão romântico…

Decisões controversas

O primeiro-ministro Tuilaepa Sa’ilele Malielegaoi é conhecido por tomar decisões controversas. Há dois anos, decidiu mudar o lado por onde se conduz, para a esquerda, de forma a facilitar a importação de automóveis da Austrália ou Nova Zelândia.

Esta mudança veio trazer mais problemas às já de si perigosas estradas samoanas.

Rodrigo Leite (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.