Sampaio: “Este prémio só é meu na confiança”

ouvir notícia

.

Jorge Sampaio recebeu esta sexta-feira o Prémio Nelson Mandela na sede da ONU, em Nova Iorque, no âmbito das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela, que se assinalou no passado dia 18 de julho.

“Não há palavras para expressar os meus sinceros agradecimentos por esta alta distinção. No entanto, sinto que este prémio não foi dado a mim enquanto homem, mas pelo trabalho que eu e tantos outros conquistámos juntos ao longo das nossas vidas”, declarou Jorge Sampaio.

O antigo Presidente da República foi distinguido pelo seu trabalho em prol da defesa da democracia, enquanto enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose, entre 2006 e 2012, e mais recentemente no sue envolvimento no programa que atribui bolsas a estudantes sírios.

- Publicidade -

“Este prémio só é meu na confiança”, disse Jorge Sampaio, apontando para os indivíduos que teve oportunidade de trabalhar, elogiando o seu “trabalho”, “dedicação” e “sentido de responsabilidade”.

Falando dos tempos de estudante, Sampaio recordou o “medo” e a “repressão” durante a ditadura, numa altura em que “Portugal estava isolado e banido das organizações europeias e de outros fóruns democráticos”, antes da revolução de 1974.

“Devo dedicar também esta aclamação ao meu país, assim como aos meus concidadãos. Os portugueses são bravos, generosos, resilientes. São tolerantes, de mente aberta e com espírito de cooperação”, acrescentou.

Sampaio defendeu ainda que a Humanidade enfrenta tempos “difíceis” e “negros” face ao crescente descrédito na política e na democracia em vários países desenvolvidos e a emergência de novas formas de autoritarismo e de fundamentalismo, que conduzem a ações terroristas, um caminho oposto aos ideais de justiça, liberdade e paz defendidos por Nelson Mandela.

Esta tarde também a oftalmologista namibiana Helena Ndume foi agraciada com uma distinção por ter ajudado cerca de 30 mil pessoas a recuperar a visão no país.

O Prémio Nelson Mandela é atribuído de cinco em cinco anos a um homem e a uma mulher que se distinguiram nas suas áreas respeitando os ideias defendidos pelo ex-Presidente sul-africano.

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.