Saneamento básico: Estação elevatória da Altura vai ser desativada

ouvir notícia

.

A Águas do Algarve acaba de lançar o concurso público para realização da empreitada que fará a ligação do efluente de Altura à “Estação Elevatória 2” do subsistema de Vila Real de Santo António. A obra, orçada em 130 mil euros, permitirá a desativação da estação elevatória de águas residuais daquela localidade do concelho de Castro Marim, que é da responsabilidade do município.

De acordo com a Águas do Algarve, trata-se de “uma alteração benéfica”, tanto para a Câmara Municipal de Castro Marim como para a empresa. “O município deixará de ter custos de exploração com esta estação elevatória, desativando-a, e a Águas do Algarve deixará de ter custos de energia referente à bombagem deste caudal na referida estação elevatória da Altura”, explica Teresa Fernandes, porta voz da empresa Águas do Algarve.

“Com esta solução, minimiza-se também o atual problema demonstrado de falta de capacidade da estação elevatória de águas residuais 1 da Altura, na época alta, em que durante as horas de ponta, aumenta a dificuldade em atender a todo o caudal afluente a esta”, acrecenta a mesma responsável.

- Publicidade -

A atual instalação apresenta um elevado grau de degradação e, segundo a Águas do Algarve, seria necessário intervir na sua reabilitação. Além deste facto, o custo de exploração aumentava, na componente elétrica, já que “o caudal que aflui a esta estação elevatória corresponde a mais de metade da bacia da rede da Altura, e é elevado nesta instalação, sendo o mesmo caudal também elevado na Estação Elevatória de Aguas Residuais da Altura”.

A referida empreitada visa a construção de um intercetor gravítico com características de infraestrutura em “alta”, com função única de transporte, sem ligações domiciliárias, recolhendo da rede em “baixa” em quatro pontos principais e desenvolvendo-se paralelamente a coletores existentes.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.