São Brás de Alportel apresenta programa para o Dia do Município

ouvir notícia

.

O Município de São Brás de Alportel comemora o seu 104.º aniversário no próximo dia 1 de junho (sexta-feira) com um programa que promete acordar memórias e animar os são-brasenses.

A inauguração do Espaço Memória do Município, a palestra sobre a história da saúde e o concerto comemorativo com Diogo Piçarra são alguns dos mais aguardados momentos do programa.

As cerimónias solenes têm início, pelas 09h00 com a habitual alvorada a que se segue, pelas 10h00, nos Paços do Concelho, o ato protocolar de hastear da Bandeira, acompanhado pelo Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

- Publicidade -

A Sessão Solene Comemorativa tem início de seguida, no Salão Nobre da Câmara Municipal, sendo presidida pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Na sessão serão atribuídas 20 insígnias municipais (Honra, Mérito, Valor e Altruísmo e Bons Serviços) e terá lugar o aguardado momento de inauguração do Espaço Memória do Município, que se pretende guardião da história do concelho, tornando perene a celebração do centenário e a homenagem àqueles que no passado contribuíram para o futuro do concelho.

Este espaço, que constituirá um novo elemento de interesse turístico e dinamizador do Centro Histórico, tem por objetivo preservar e valorizar o património e fortalecer a identidade da comunidade são-brasense.

À tarde, pelas 15h30, realiza-se a habitual romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no Cemitério Municipal.

Pelas 16h00, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolherá a palestra “São Brás de Alportel: Leituras sobre o Património da Saúde”, que integra o ciclo de atividades comemorativas do Centenário do Sanatório Vasconcelos Porto, do final da Primeira Guerra Mundial e da pneumónica. Seguir-se-á, no Largo de São Sebastião, a inauguração da exposição de rua “Espaços e Personalidades ligadas à saúde no concelho de São Brás de Alportel”.

Pelas 17h30, procede-se à inauguração, na Galeria Municipal, da exposição de pintura “Isto é arte?”, de autoria de Maria de Deus Alves.

No Dia da Criança, e como manda a tradição, é dia de “Festa da Criança”, que entre as 15h00 e as 19h00 propõe atividades para toda a família no Jardim Carrera Viegas.

Para fechar este dia especial com chave de ouro, pelas 22h00, a Praça da República será uma vez mais o palco do concerto comemorativo do Dia do Município que este ano conta com a participação de Diogo Piçarra e que culmina com o tradicional momento de parabéns com bolo de aniversário e espetáculo pirotécnico, em celebração de 104 anos de município de São Brás de Alportel.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.