São Brás de Alportel convida a descobrir património cultural

ouvir notícia

.

As Jornadas Europeias do Património 2018, sob o mote “Partilhar Memórias”, são assinaladas em São Brás de Alportel com um programa de atividades que se estende de 28 a 30 de setembro, para dar a conhecer o património cultural do concelho.

O programa tem início a 28 de setembro, pelas 18h00, com a conferência “Partilhar Memórias: Comemoração dos 500 anos da visitação da Ordem de Santiago a São Brás de Alportel em 1518”, a primeira conferência de um novo ciclo, promovido pelo Gabinete de Arqueologia. O tema vai ser apresentado pelo mestre em História de Arte, Marco Sousa Santos, no recém-inaugurado Espaço Memória, localizado no edifício da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Na manhã de sábado, dia 29, as memórias a partilhar são gastronómicas, em mais uma edição da iniciativa “Demonstração Gastronómica”, no mercado municipal, com a participação do chef Jorge Sancho.

- Publicidade -

À tarde, o Centro Explicativo e Interpretativo da Calçadinha desafia miúdos e graúdos a “Uma viagem ao tempo dos romanos”, em mais uma edição da divertida tarde de aventuras e travessuras, dança, petiscos históricos, passeios, contos, ateliês lúdico e oficinas pedagógicas.

À noite, a partir das 20h00, a Eira do Museu desafia a mais uma interessante partilha de memórias, em mais uma Desfolhada à Moda Antiga, iniciativa conjunta do Rancho Típico Sambrasense e da junta de freguesia de São Brás de Alportel. Este convívio intergeracional, com animação musical e petiscos, permite conhecer uma tradição com enorme importância sociocultural na comunidade.

Viagem no tempo pela antiga via romana

No domingo, 30, “Partilhando memórias pela antiga via de origem romana: de São Brás a Milreu” é a proposta de passeio de natureza, que desafia a família a conhecer um caminho que guarda memórias milenares. O Centro Explicativo e Interpretativo da Calçadinha é o ponto de encontro para o início desta viagem no tempo, que tem início pelas 9h00. A participação neste passeio é gratuita mas carece de inscrição prévia junto do centro.

À noite, a culminar o programa, o Museu do Traje convida a uma noite de “Fado no Museu”, a partir das 21h00.

Em São Brás de Alportel, o programa de atividades das Jornadas Europeias do Património coincide com a celebração do “SundaySlow”, uma iniciativa partilhada por todas as vilas e cidades que integram a rede mundial de bem viver “CittasSlow”, procurando dar a conhecer o património cultural e natural do concelho.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.