São Brás de Alportel: Nova vida para um espaço há muito abandonado

ouvir notícia

.

O Parque de Manobras de São Brás de Alportel, onde o Instituto da Mobilidade e dos Transportes realiza os exames teóricos de condução, foi finalmente motivo de acordo entre o instituto e o município. O objetivo é valorizar o espaço exterior, que atualmente encontra-se bastante deteriorado e sem utilização.

Desta forma, a autarquia pretende desenvolver nos cerca de 20 mil metros quadrados da área, localizados na zona da Calçada, “um espaço multidesportos, que integrará centro de apoio desporto de duas rodas, picadeiro municipal e espaços comuns para as mais diversas modalidades”.

Outro projeto que vai nascer neste local será o Centro Regional para a Formação de Bombeiros em Fogo Urbano – o segundo no Algarve – que servirá, ainda, para “o desenvolvimento de outros projetos de interesse para a comunidade”, adianta a autarquia.

- Publicidade -

O protocolo de cedência do terreno (a título gratuito por um período de 50 anos) foi assinado, em 1999, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela então designada Direção Geral de Viação.

Na altura, a ideia passava pela construção de um centro de exames, sendo que o espaço exterior da escola de trânsito estava destinado à educação rodoviária das camadas mais jovens da população.

“Nada foi criado e dinamizado”

“As infraestruturas foram construídas, mas acabou por permanecer até aos dias de hoje apenas em funcionamento o edifício de exames teóricos, que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes vai continuar a utilizar. No espaço exterior nada foi criado e dinamizado”, lamenta, em comunicado, a câmara municipal.

Face a esta situação prolongada de abandono, a autarquia de São Brás de Alportel iniciou diligências que levaram, agora, à assinatura de uma adenda ao protocolo que vai permitir “dinamizar o restante espaço e colocá-lo à disposição da população são-brasense com novas valências”.

“O município de São Brás de Alportel quer, assim, ser um exemplo a nível nacional, utilizando as infraestruturas existentes e criando novas que irão dinamizar e dar nova vida a um equipamento com localização privilegiada, tendo sido o sentimento de ambas as partes que este processo irá incentivar outros municípios a optar pela mesma solução aos restantes centros existentes em Portugal”, remata a autarquia liderada pelo presidente Vítor Guerreiro.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.