São Brás de Alportel revive tradição da Procissão da Aleluia

ouvir notícia

.

A grande celebração da Festa das Tochas Floridas chega a São Brás de Alportel este domingo com a famosa Procissão da Aleluia, o ponto alto das festividades desta época naquele concelho.

Depois de dias a colher flores nos campos, os munícipes reúnem-se durante a madrugada de Domingo de Páscoa para ornamentar as ruas que definem o caminho por onde vai passar a procissão, dando asas à criatividade, dedicação e perseverança, um contributo imprescindível para manter acesa a tradição da Páscoa no concelho são-brasense.

O tapete de flores vai cobrir as ruas e a Procissão da Ressurreição passa com bonitas tochas floridas envergadas pelos homens que gritam bem alto o refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

- Publicidade -

São Brás de Alportel prepara-se, assim, para receber os milhares de turistas que visitam o concelho nesta data especial, bem como os muitos filhos da terra que retornam a casa para visitar a família. A Procissão da Aleluia parte da Igreja Matriz por volta das 11h00, depois da Eucaristia da Ressureição, mas a Festa das Tochas Floridas prossegue durante todo o dia.

Desde manhã, no Largo de São Sebastião, estará instalado o Encontro de Sabores & Artesanato com as tentações gastronómicas desta quadra festiva, bem como artes e ofícios tradicionais.

A Tarde Cultural, a partir das 15h30, leva à festa os petiscos e a música portuguesa. A animação musical da tarde estará a cargo da filarmónica francesa Harmonie des Mineurs (de Roche la Moliére, França) e Rancho Típico Sambrazense. A festa encerra com o espetáculo da artista Romana.

Com entrada livre, a Festa das Tochas Floridas é uma organização da Associação Cultural Sambrasense, da Câmara Municipal e da Paróquia de São Brás de Alportel, com o apoio da e da junta freguesia e de outras outras entidades locais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.