São Brás de Alportel viaja aos usos e costumes do passado

ouvir notícia

.

Nos próximos dias 12 e 13 de setembro, o Museu do Trajo de São Brás de Alportel acolhe o encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memórias”, uma viagem aos usos e costumes de um concelho com 100 anos de história.

Integrada nas comemorações do centenário do município, esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Rancho Típico Sambrasense, câmara municipal, junta de freguesia de São Brás de Alportel, Museu do Trajo e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, com o apoio da Fundação Inatel.

“Este encontro tem por objetivo a partilha de saberes e memórias, bem como a valorização do património comum de São Brás de Alportel e da região do barrocal. Neste âmbito, o programa reúne especialistas de diferentes áreas que procuram discutir as tradições, os saberes, as memórias e os sabores que percutem ao longo das gerações, da rápida dança à importante tiragem da cortiça, dos paladares serranos à pureza dos ares”, adiantam os promotores.

- Publicidade -

Programa do encontro

Com início pelas 9h30 de dia 12, sexta-feira, o encontro “São Brás de Alportel: Tradições e Memórias” conta no primeiro painel do dia com a participação de José Joaquim Dias Marques, com uma comunicação sobre o tema “Entre o Barrocal Algarvio e a China: Sobre uma quadra da tradição oral”; seguido pela intervenção de Carla Almeida, sobre a importante relação entre o “Folclore e Turismo no Algarve” e encerra com uma abordagem de Maria Alice Fernandes sobre “Falares da Serra Algarvia”.

À tarde, pelas 14h30, o segundo painel “Memórias” reserva intervenções sobre “O caminho-de-ferro para S. Brás: Atribulações de uma vontade coletiva”, por Luís Guerreiro; “O Património Corticeiro de São Brás de Alportel”, por Paulo Pires e, ainda, “O Sanatório de São Brás de Alportel” por Cristina Fé Santos.

O segundo dia do encontro, dia 13, é dedicado às “Tradições e Sabores” com uma incursão pela “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco e a afirmação da cultura algarvia”, na palavra de Jorge Queiroz; um segundo momento dedicado ao “Património Alimentar do Algarve Interior” sob orientação de Maria Manuel Valagão, reservando para o final a apresentação de trabalhos sobre o(s) “Património(s) da Água e Desenvolvimento”, de autoria de Sónia Tomé.

O encontro com as tradições e as memórias prossegue à noite no 7º Encontro de Tradições, a ter lugar no Cineteatro São Brás, pelas 21h30.

De participação gratuita, esta iniciativa carece de inscrição prévia até dia 10 de setembro.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.