São Brás de Alportel volta a convidar para mais um Roteiro das Artes

ouvir notícia

Os membros do executivo municipal de S.Brás na inauguração da exposição de Virgínia Passos

No mês de junho, quando celebra o seu 98.º aniversário, o município de São Brás de Alportel abre as portas à arte com mais de uma mão cheia de exposições para visitar, conhecer e aprender mais sobre a criação artística, mas também sobre personalidades que marcaram a história de São Brás de Alportel

.

O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe, desde o dia 1 de junho e até ao próximo dia 11 de novembro, a exposição artística “Virgínia de Passos, um olhar singular”, uma ilustre são-brasense que deixou a sua marca na arte, como pintora e desenhadora, revelando singular sensibilidade e uma inconfundível personalidade na defesa dos ideais democráticos em que acreditava.

- Publicidade -

Esta exposição apresenta várias telas de Virgínia de Passos, bem como um conjunto de trabalhos inspirados nos quadros da artista, elaborados pelos alunos do 5º ano da Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, sob coordenação das professoras Ana Palma e Ana Henriques.

Patente no Centro Museológico do Alportel até dia 11 de junho, a exposição “Olhares” apresenta Estanco Louro visto por quem com ele privou. Os depoimentos de familiares, vizinhos, colegas e alunos, são o fio condutor de uma narrativa museográfica que visará desvendar o ser humano que se ocultou por detrás da figura austera do professor e investigador.

O regresso ao Alportel – sua terra natal – procurará não apenas reavivar a memória de antigos vizinhos e familiares mas também, através de linguagem e leituras diferentes, devolver-lhes, um dos seus filhos mais ilustres.

A Rota das Artes prossegue até à Galeria Municipal de São Brás de Alportel, onde se pode visitar, até dia 20 de junho, a mostra de trabalhos de Rui Nascimento, “Ensaios”.

Natural de Lisboa, mas a residir no Algarve, Rui Nascimento revelou desde cedo o gosto pelo desenho o que o levou a tirar o curso de Arquitetura, dedicando-se  a partir de 2010 às artes plásticas ao nível da pintura, com a realização das primeiras obras em tela, onde o Abstrato e o Figurativo são unidos a ideias e filosofias. Em “Ensaios” as pinturas resultam de experiências e sensações próprias, experimentando novas possibilidades e percursos.

No “hall” do Cineteatro São Brás figura uma exposição diferente, dedicada ao centro histórico, tema das comemorações do 98º aniversário, sobre “Requalificação Urbana e Valorização Ambiental de um Sistema de Espaços Públicos, em São Brás de Alportel”. Em exposição até ao próximo dia 17 de junho, esta é uma mostra de trabalhos dos alunos do Curso de Arquitetura Paisagista, da Faculdade de Ciências e Tecnologias, da Universidade do Algarve.

O percurso pelas artes segue até às Piscinas Municipais Cobertas que acolhe até ao final do mês de junho a exposição fotográfica “Olhares sobre a Europa”, da autoria da Oficina de Fotografia Digital, sob a coordenação do fotógrafo Rui Serra Ribeiro. Trata-se de uma retrospetiva fotográfica de obras emblemáticas que contribuíram para a modernização do concelho de São Brás de Alportel nas últimas duas décadas, com o apoio dos fundos da União Europeia.

O Roteiro das Artes encerra na Galeria Zem Arte que tem em exposição um conjunto de pinturas de Pedro Félix. Este artista estudou pintura na faculdade de Belas Artes, de Lisboa, apresentando agora um conjunto de obras realizadas enquanto estudante e nos primeiros anos pós curso. Depois dedicou-se ao cinema, atividade que o ocupa por completo. Da paisagem ao gigantesco pé humano, passando pela natureza morta e o retrato fica o testemunho de uma entrega criativa confinada a um tempo e espaço de formação.

No mês do seu aniversário, o município de São Brás de Alportel revela fragmentos da sua história através da arte, personalidades ilustres, características do desenvolvimento arquitetónico, entre muitas outras criações que projetam o futuro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.