São Brás integra rota nacional dos censos de borboletas

ouvir notícia

Na continuidade do trabalho desenvolvido pelo município de São Brás de Alportel, na promoção da biodiversidade, no seio da qual foi criada a Estação da Biodiversidade da Ribeira do Alportel, aquela autarquia abraçou recentemente uma nova missão, a defesa das Borboletas, anunciou o município.

São Brás de Alportel integra a Rota dos Censos de Borboletas em Portugal, num contributo em prol do melhor conhecimento e valorização destes insetos.

Neste âmbito, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” recebe no próximo sábado, 7 de março, uma ação de formação gratuita sobre Censos de Borboletas em Portugal, dirigida ao público em geral e a quem tem interesse em colaborar voluntariamente na motorização de borboletas diurnas no País.

- Publicidade -

Durante a manhã os voluntários vão ser apresentados ao processo dos Censos de Borboletas, aprender a identificar as diversas espécies de borboletas e terão a oportunidade de realizar uma saída de campo. Para a tarde está reservado um momento de contagem e a identificação das borboletas encontradas no percurso matinal que serão registadas numa plataforma da iniciativa.

Os Censos de Borboletas são um projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – que consiste na contagem regular de borboletas diurnas em percursos fixos seguindo uma metodologia padronizada, que é usada em toda a Europa e permite gerar um enorme volume de dados detetando assim tendências sobre o estado de conservação das borboletas e dos seus habitats.

A Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – disponibiliza informações adicionais sobre este projeto on-line.



- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.