São Brás limpa bermas para prevenir incêndios e inundações

ouvir notícia

.

As várias ações de limpeza de bermas e valetas dentro dos núcleos habitacionais, das zonas serrana e do barrocal do concelho de S. Brás de Alportel, já estão a decorrer e visam proteger as habitações da ameaça dos incêndios.

Esta ação decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, bem como de acordo com o estabelecido em protocolo entre o Município de São Brás de Alportel e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

Estas medidas de prevenção contribuem também para proteger estes locais de inundações, com a chegada das primeiras chuvas, devido aos detritos que durante o período de maior seca se depositam ao longo das valetas das vias de comunicação, provocando a obstrução dos canais de escoamento.

- Publicidade -

Integrando a estratégia municipal de Manutenção e Limpeza de Bermas, encontra-se igualmente adjudicada a limpeza de bermas, numa extensão de 38 km, num esforço da autarquia em abranger a maioria das estradas e caminhos municipais do concelho, com esta intervenção fundamental na prevenção de incêndios.

Estes trabalhos decorrem desde o início do mês de junho, prevendo-se a sua conclusão até meados de julho.

Apesar do trabalho promovido neste setor, a autarquia são-brasense apela ao dever cívico da população e recomenda que cada cidadão se preocupe em assegurar a limpeza das suas propriedades, principalmente na área circundante às habitações, e garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos seus quintais ou varandas.

Com estes procedimentos a câmara municipal consegue assegurar a proteção das habitações locais na época mais crítica do ano, no que diz respeito aos incêndios florestais e, em simultâneo, contribuir para uma paisagem mais limpa e cuidada nas zonas rurais.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.