São Brás quer que aeroporto de Faro se chame “Gago Coutinho”

ouvir notícia

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel defende a atribuição do nome do Almirante Gago Coutinho ao Aeroporto Internacional de Faro, anunciou o município, após ter aprovado por unanimidade uma moção de defesa.

A autarquia juntou-se também a uma iniciativa da comunidade e a uma manifestação apresentada por um grupo de cidadãos, encabeçados pelo Almirante Martins Guerreiro, que quer convencer o Governo a prestar uma homenagem a Gago Coutinho.

Segundo o município, Almirante Gago Coutinho “deixou uma inegável marca na História da Aviação Internacional” e a atribuição do seu nome ao aeroporto de Faro engrandece a “infraestrutura que abre as portas do Algarve e de Portugal ao mundo”.

- Publicidade -

A moção foi dirigida ao Primeiro-Ministro, António Costa, ao ministro das Infraestruturas e da Habitação e ao diretor do Aeroporto Internacional de Faro.

Em São Brás de Alportel o nome de Gago Coutinho foi atribuído a duas artérias da vila e foi recentemente instalada uma réplica artística do hidroavião “Santa Cruz”, a bordo do qual o Almirante e Sacadura Cabral chegaram ao Brasil em 1922, naquela que viria a ser a primeira viagem aérea sobre o Atlântico sul. 

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu há 151 anos e foi um marinheiro, astrónomo, matemático, cartógrafo e historiador português. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.