Sarkozy e Hollande intensificam campanha a uma semana da segunda volta

ouvir notícia

.

A uma semana do segundo turno das eleições presidenciais da França, marcado para domingo (6), os candidatos intensificam as suas campanhas e focam os discursos nos indecisos. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, destaca o “orgulho de ser francês”, enquanto o seu adversário François Hollande, com a vantagem de ter saído na frente na primeira volta, discursa em tom de vitória e exaltando os valores do país.

Ontem, o dia foi de comícios. Sarkozy reuniu simpatizantes em Toulouse, já Hollande promoveu um ato público no estádio de Bercy, em Paris. Com um discurso voltado para o nacionalismo, Sarkozy citou as dificuldades causadas pela imigração e destacou a identidade nacional francesa, celebrando a nação e suas fronteiras.

“[Peço] que se orgulhem de serem franceses”, disse Sarkozy, que acrescentou ainda recusar-se a ver a França a “diluir-se na globalização”. O atual presidente francês aproveitou ainda para reagir às críticas daqueles que o condenam pela aproximação com a extrema direita. Segundo o presidente, essas pessoas são “stalinistas do século 21”. O próximo comício de Sarkosy será hoje (1) nas comemorações do Dia do Trabalhador, em Paris.

- Publicidade -

Num estádio lotado, na capital francesa, Hollande reiterou temas tradicionalmente mencionados pelos integrantes do Partido Socialista – união, República, laicidade (sem vínculos religiosos), educação e juventude. De forma bem-humorada, Hollande criticou Sarkozy e disse que ele estava “a brincar com fogo” ao “tentar colocar a imigração e os estrangeiros no coração desta campanha”.

Na quarta-feira (2) está marcado o último debate, antes das eleições de domingo, entre Hollande e Sarkozy. Uma pesquisa, divulgada ontem, indica que a distância entre os candidatos diminuiu dois pontos percentuais, mas a vantagem de Hollande permanece. Conforme o Instituto de Pesquias LH2, o socialista deve vencer no segundo turno com 54% dos votos contra 46% do atual presidente.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.