Saúde oral em todos os centros de saúde da região até final de 2019

ouvir notícia

O número de consultas de saúde oral nos centros de saúde do Algarve triplicou no espaço de um ano, passando de 2.190 consultas em 2017, para 5.853 consultas em 2018. Atualmente, existem cinco gabinetes de saúde oral na região, mas o objetivo é alargar a todos concelhos até ao final de 2019, anunciou o presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, no decorrer da visita da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, esta terça-feira, dia 15 de janeiro, às consultas de saúde oral dos centros de saúde de Lagos e Loulé.

“Neste momento temos cinco consultas de saúde oral em funcionamento. Estas de Lagos e Loulé foram as últimas que entraram em funcionamento em setembro de 2018. Durante o primeiro trimestre de 2019 contamos abrir em Vila Real de António e queremos ter, até ao final deste ano, pelo menos uma cadeira dentista em todos os concelhos da região”, assegurou o presidente da ARS Algarve, explicando que, no âmbito do programa Saúde Oral para Todos, “estamos a pedir a colaboração das câmaras municipais, através de protocolos, para nos darem o apoio financeiro para aquisição de parte do equipamento necessário no arranque inicial do projeto, sendo os custos com obras, equipamentos, consumíveis e pessoal da responsabilidade da ARS Algarve”.

No Algarve, o Programa Saúde Oral para Todos começou em novembro de 2017 nos centros de saúde de Faro, Portimão e Tavira, e em setembro de 2018 arrancou em Lagos e Loulé. Em em novembro passado foi celebrado um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e as câmaras municipais de São Brás de Alportel e de Lagoa com vista a disponibilizar consultas de saúde oral também nestes concelhos durante 2019.

- Publicidade -

Estes gabinetes de saúde oral têm uma equipa de um médico dentista e um assistente de medicina dentária, sendo os utentes referenciados através do médico de família ou de outro médico do centro de saúde. “As pessoas são atendidas nestas consultas de saúde oral por referenciação do seu médico de família. O médico de família deteta um problema de saúde oral e referencia para o seu colega médico dentista do seu centro de saúde. Estamos a dar resposta no tratamento das doenças da boca mais frequentes e também nas situações urgentes de segunda a sexta-feira”, explicou Paulo Morgado.

Por seu lado, a secretária de Estado da Saúde destacou a importância do Programa Saúde Oral para Todos, porque aposta na prevenção e responde às necessidades das pessoas. “O conceito de saúde mudou muito nos últimos tempos, deixou de ser ausência de doença e passou a ser o bem-estar físico, mental e social e é nesse conceito que entra a saúde oral. Com a colocação de cadeiras de dentistas nos centros de saúde tornamos mais fácil o acesso aos cuidados de medicina dentária”, frisou acrescentando que “é com extrema satisfação que eu vejo que a população está satisfeita, que consegue recorrer a estes cuidados. Encontramos muitas pessoas que nunca na vida tiveram cuidados de medicina dentária”

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.