Schäuble: Seria “perigoso” para Portugal recuar do “caminho bem-sucedido”

ouvir notícia

.

É mais pressão para António Costa. O ministro alemão das Finanças defendeu esta quinta-feira que o Governo português deve prosseguir o caminho de sucesso dos últimos anos, sublinhando que os “mercados já andam nervosos” com a eventual inversão das políticas.

“Estamos atentos aos mercados financeiros e acho que Portugal não pode continuar perturbar os mercados ao dar a noção de que está a recuar face ao caminho percorrido. (…) Isso seria muito perigoso para o país”, declarou Wolfang Shäuble, à chegada de uma reunião do Eurogrupo.

Shäuble garantiu ainda que o Governo germânico irá continuar a instar o Executivo português a manter o rumo seguido nos últimos quatro anos. “Vamos continuar a encorajar firmemente os nossos colegas portugueses a não se desviarem do caminho bem-sucedido que tem sido percorrido”, acrescentou.

- Publicidade -

As palavras do governante alemão surgem na mesma linha do discurso da chanceler. Na sexta-feira passada, Angela Merkel teceu elogios a Passos Coelho, considerando que é vital que Portugal prossiga o “caminho positivo” dos últimos anos. “O antecessor de António Costa conduziu Portugal por um período bastante conturbado, não foi fácil, mas na verdade foram conseguidas coisas impressionantes e deve-se fazer tudo para continuar este caminho de sucesso”.

Num encontro em Berlim com António Costa, a chanceler afirmou que foram conquistados importantes progressos durante o processo de ajustamento, sendo fundamental que o país “enverede por um caminho de mais crescimento e e de mais emprego”, reforçou.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.