“Se os jovens deixarem de descontar para as pensões, quem vai proteger os idosos?”

ouvir notícia

.

Defendendo que o tema da sustentabilidade da Segurança Social tem de envolver vários partidos, Manuela Ferreira Leite considera que este é um tema “necessariamente de longo prazo” e que não há nenhum governo que legitimamente possa alcançar sozinho uma solução.

É importante que “não se construam modelos sobre preconceitos errados”.

É o caso das pensões mínimas, disse Ferreira Leite, pois existe a ideia de que elas se aplicam apenas a situação de pobreza. Mas “a pensão mínima não significa só por si uma situação de pobreza”, referindo-se sim às carreiras contributivas das pessoas.

- Publicidade -

A sustentabilidade da Segurança Social não tem só a ver com as contribuições e prestações da Segurança Social, mas tem também a ver com a situação económica, com a situação demográfica e com o mercado de trabalho, prosseguiu Ferreira Leite.

Outro ponto “que não posso deixar de sublinhar é o problema da desconfiança geracional sobre o tema das pensões. E que é algo de extremamente preocupante”. A perspetiva que se desenhou sobre o futuro da sustentabilidade da Segurança Social só pode servir para desequilibrar ainda mais a Segurança Social, pois criando a ideia junto dos jovens de que não vale a pena descontar e é melhor preferir poupanças alternativas (no privado), só pode prejudicar o financiamento do sistema.

“Como se protegem as pessoas idosas se os jovens deixarem de contribuir?”, questionou Ferreira Leite. Que respondeu: então, ou é o Estado a protegê-los, o que significa que serão os jovens a pagar impostos para isso; ou serão os jovens a ter de sustentar os mais idosos.

Estas afirmações foram feitas esta segunda-feira ao final da tarde em Lisboa, durante a apresentação do livro “Cuidar do Futuro”. Da autoria de Pedro Adão e Silva e Mariana Trigo Pereira, o livro, dedicado ao Estado Social, foi apresentado por Mário Centeno (economista que chefia o grupo de especialistas que tem trabalhado com António Costa, no PS) e Manuela Ferreira Leite (que foi ministra das Finanças e presidente do PSD).

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.