Secretário de Estado do Turismo diz que Promoção externa mantém-se apesar da contenção

ouvir notícia

O orçamento previsto para a promoção turística de Portugal no estrangeiro não vai ser reduzido, na sequência do anúncio pelo Governo das medidas destinadas a reduzir o défice, disse à Lusa o secretário de Estado do Turismo.

Bernardo Trindade - Sec. Estado Turismo

“As despesas de investimento e o trabalho que temos de fazer no sentido de valorizar a marca Portugal e a nossa presença estão asseguradas”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado, Bernardo Trindade.

“Temos um orçamento de promoção que vai ser realizado”, sublinhou o governante, adiantando que o esforço de contenção orçamental vai incidir sobre as despesas de funcionamento dos institutos e empresas públicas tuteladas pela Secretaria de Estado do Turismo.

- Publicidade -

A redução dos gastos das empresas e institutos públicos é uma das várias medidas que o Governo aprovou para acelerar a redução do défice, de forma a ficar abaixo dos 3 por cento do PIB em 2013. Aumentos de impostos e corte nos salários de parte da administração pública são outros exemplos de medidas de combate ao défice orçamental, que inclui ainda a criação de uma taxa adicional no Imposto sobre os Rendimentos Singulares (IRS) de 1 por cento e outra de 1,5 por cento

Além do aumento da cobrança de IRS, o Governo quer também cobrar mais às grandes empresas, com uma taxa adicional de 2,5 por cento sobre os seus rendimentos.

Segundo o Executivo, todas estas medidas ajudam a aumentar a receita do Estado, mas o Governo quer também cortar na despesa pública e para isso tem prevista a implementação de uma redução de 5 por cento nos salários de políticos, gestores de empresas públicas, de entidades reguladoras e empresas municipais.

As medidas fiscais e de controlo da despesa pública poderão ter um impacto positivo nas contas do Estado de mais de 2 mil milhões de euros, o que permitirá, segundo os cálculos do Governo, situar o défice orçamental deste ano em 7 por cento do PIB, abaixo dos 8,3 por cento inicialmente previstos.

FYC

Lusa/JA

Abrigo do Acordo Ortográfico

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.