Semana Europeia de Mobilidade em Loulé

O município de Loulé irá organizar um conjunto de iniciativas, entre os dias 16 a 22 de setembro, com o intuito de assinalar a Semana Europeia da Mobilidade 2019, sob o tema “Caminhar e Pedalar em Segurança” e tendo como slogan “Caminha connosco”.

Ao longo do dia 18 decorrerá a iniciativa “Tens pedalada para a escola?” dirigida às escolas secundárias e do 2º, 3º ciclo do ensino básico do concelho. A Câmara Municipal lançou um desafio aos estabelecimentos de ensino para que incentivem os alunos, professores, animadores ou auxiliares para que neste dia utilizem a bicicleta para irem à escola.

Existirá no mesmo dia, das 14h às 20h, a ação de formação “CAPTAME: Mobilidade Sustentável” na Escola Secundária de Loulé, tendo como target educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário, nomeadamente, os professores das áreas científicas que estudam a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos media escolares, professores responsáveis pelos grupos-equipas de BTT.

No dia 19, das 9h00 às 13h00, no auditório da Música Nova terá lugar a 4ª edição do Seminário Loulé Adapta – Mobilidade Urbana. Esta iniciativa dará primazia aos temas relativos à mobilidade pedonal e ciclável, e contará com a participação de oradores de referência nas áreas referidas. As inscrições para o Seminário são gratuitas, mas obrigatórias e podendo ser efetuadas até ao dia 18 de setembro em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfsfSUaphXa8IwIfKNEHl7EdiTVE00i1T-esbYlHJ3UFNz_2Q/viewform

No dia 20, irá realizar-se o  “PARK(ing) Day – Ocupa o teu lugar na cidade”, na Praça da República, uma demonstração de produtos e serviços relacionados com os temas da mobilidade suave, mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental e ação climática. 

No dia 22 de setembro, entre as 9h00 e as 17h00 na Praça da República, o Dia Europeu sem Carros, será marcado com a realização de atividades de incentivo aos modos suaves.

“A temática da Semana Europeia da
Mobilidade incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos
modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, andar a pé, o
transporte coletivo ou público e os veículos menos poluentes e de como, através
de escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos contribuir de forma
determinante para a economia coletiva. As cidades que promovem o transporte
sustentável estão em vantagem, comparativamente àquelas que não o fazem. Do
setor público para o setor privado, da sociedade em geral para o indivíduo, os
benefícios económicos de uma mobilidade inteligente são evidentes: as formas de
mobilidade suave mantêm-nos ativos, o que melhora a saúde, reduz as importações
de petróleo e melhora a qualidade do ar. Isso significa que estas escolhas são
o melhor investimento para todos, para as vilas e cidades, e para a economia em
geral. Todos beneficiam!”, afirmou o município.

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste