Semana Sénior de Tavira arranca esta segunda-feira

ouvir notícia

.

A Rede Social de Tavira, no âmbito do Grupo Idade Sénior, promove a segunda edição da Semana Sénior, a partir desta segunda-feira e até sexta-feira, uma iniciativa que inclui a celebração do Dia Mundial do Idoso (quinta-feira, 01 de outubro).

Tavira apresenta assim um programa diversificado que promete animar, durante cinco dias, toda a população sénior do concelho.

A Semana Sénior começa às 15h00 de segunda-feira, no Mercado da Ribeira, com a inauguração de uma exposição de telas executadas pelos utentes das Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e com um momento musical do Coro do Centro Paroquial e Social de Santa Maria.

- Publicidade -

Na terça-feira, pelas 14h30, o Clube de Tavira acolhe uma “Tarde de Fados” pela associação cultural Fado com História.

No dia seguinte, pelas 11h00, terá lugar, no Parque de Lazer da Mata da Conceição, um convívio aberto a toda a comunidade sénior, cuja animação musical é da responsabilidade de Silvino Campos.

Está prevista, igualmente, no dia 01 de outubro, pelas 11h00, a eucaristia do “Dia do Idoso”, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Na sexta-feira, pelas 14h30, decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o workshop “Estimulação Cognitiva de Pessoas com Demência” por Patrícia Paquete (Terapeuta Ocupacional da HumanaMente). A ação tem como objetivo dar a conhecer as estratégias de como fomentar o desenvolvimento de atividades reabilitativas e preventivas com vista a estimular as funções cognitivas superiores como a memória, a velocidade de processamento, a linguagem e a função executiva. A iniciativa destina-se a técnicos, cuidadores e população com interesse na matéria.

A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade atual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos, com o objetivo de organizar respostas adequadas e ativas a esta faixa etária da população.

O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover ações socioculturais e encontros são alguns dos seus objetivos.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro de Saúde de Tavira, Instituto de Segurança Social – Serviço Local, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa de Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria, Âncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.

A Semana Sénior de Tavira conta com a parceria da Rádio Gilão e da A NAFA – Associação e Núcleo de Amigos e Fotógrafos do Algarve.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.