Seminário do Programa PARTE vai passar pelo Algarve

O Programa foi criado para promover um conjunto de iniciativas de mediação à vinda de curadores, críticos e diretores de museus a Portugal

ouvir notícia

O programa PARTE Portugal Art Encounters, de internacionalização da arte contemporânea portuguesa, convidou 12 curadores de dez países para a primeira edição, entre julho e agosto, para fazerem circuitos pelo país e um seminário que passará por Loulé.

Apresentado em dezembro, em Lisboa, o programa anual PARTE foi criado pelo curador Miguel Mesquita e pela consultora Sílvia Escórcio para promover um conjunto de iniciativas de mediação à vinda de curadores, críticos e diretores de museus a Portugal, dando a conhecer a produção artística portuguesa.

O PARTE Summit, um seminário internacional sobre arte vai realizar-se em Loulé, no dia 06 de agosto.

- Publicidade -

Os convidados “destacam-se pela vasta experiência curatorial, sobretudo na direção de instituições artísticas de relevo, e viajam para Portugal, alguns pela primeira vez, vindos de dez países da Europa, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça”, indicou a organização.

Os PARTE Circuits “são dois circuitos de investigação e reconhecimento que percorrem as cinco regiões do território continental para dar a conhecer uma seleção criteriosa da produção artística, património cultural e natural do país”, e que “integram atividades reservadas e de âmbito profissional, que conjugam ´network´ e partilha de conhecimento com artistas e agentes, com momentos de lazer e descoberta da excelência do acolhimento, da gastronomia e das culturas regionais”.

Os circuitos culminam com a realização do seminário internacional de arte – PARTE Summit –, e o lançamento da edição anual do PARTE Book, uma publicação-guia para o Turismo de Arte em Portugal.

Estão ainda previstas atividades do programa que são especialmente dedicadas à reflexão e partilha de conhecimento com as populações locais e públicos além das esferas especializadas da arte, e que também contam com a participação dos curadores convidados, segundo os promotores.

O grupo que vai visitar a região do Algarve com a anfitriã Isabel Carlos é formado por Andrea Lissoni, diretor artístico na Haus der Kunst; Carolyn Christov-Bakargiev, diretora no Castello di Rivoli Museo d’Arte Contemporanea e Fondazione Francesco Federico Cerruti; Clara Kim, curadora sénior de arte contemporânea internacional na Tate Modern; Neringa Bumblienė, curadora no Contemporary Art Centre, de Vilnius; Philippe Alain-Michaud, curador do Centre Pompidou, e Sofía Hernández Chong Cuy, diretora no Kunstituut Melly.

O PARTE é um programa da empresa Flamingo Circuit tem como parceiros o Turismo de Portugal e o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.