Será hoje que Mubarak abandona o poder?

ouvir notícia

Os manifestantes anti-Mubarak organizam hoje mais uma demonstração de força. Esperam que o Presidente abandone o poder de vez.

Depois da “manifestação do milhão”, o movimento de contestação a Hosni Mubarak vai organizar, esta sexta-feira, a “marcha da partida”. Com mais esta demonstração de força e unidade, os manifestantes esperam que Hosni Mubarak dê o passo final para sair do poder.

Nas ruas de acesso à praça Tahrir, está tudo organizado para conter eventuais tentativas de infiltração por parte de manifestantes pró-Mubarak. Na rua que liga a praça à ponte Qasr el-Nil, perto da sede da Liga Árabe, foram montadas barricadas com tábuas de madeira, chapas em alumínio e todo o tipo de estruturas que possam ajudar à criação de uma barreira defensiva.

- Publicidade -

Atrás dessas barricadas, há pequenos montes de pedras, para serem usadas como “munições” na eventualidade de um ataque. À frente das barricadas, os manifestantes despejaram grandes quantidades de lixo, a toda a largura da estrada, para “saudar” – de forma provocatória – os manifestantes pró-Mubarak que se aventurem ao seu encontro.

O checkpoint foi guardado durante a noite por dezenas de pessoas, com capacetes brancos na cabeça. Hoje vão voltar a dizer a Mubarak, a plenos pulmões, que está na hora de se ir embora.

EUA NEGOCEIAM SUCESSÃO DE MUBARAK
De acordo com a edição de ontem, quinta-feira, do “The New York Times” , os Estados Unidos discutem com responsáveis egípcios uma possível partida imediata do presidente Hosni Mubarak e a transferência do poder para um governo de transição dirigido pelo Vice-Presidente Omar Suleimane.
Embora Mubarak recuse apresentar demissão do cargo que ocupa há quase 30 anos , responsáveis norte-americanos e egípcios estudam um cenário em que Suleimane, apoiado pelos militares, iniciaria imediatamente um processo de reforma constitucional, acrescenta o “The New York Times”.
O diário norte-americano cita responsáveis da administração do presidente norte-americano Barack Obama e diplomatas árabes.
Margarida Mota e Jorge Simão
JA/Rede Expresso
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.