SÉRGIO VIANA

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

 A mudança é para todos

O Partido Socialista entrou num novo ciclo e está agora na oposição. Tem uma nova liderança, está a trabalhar para melhorar o funcionamento interno e continua a ser um grande partido, com propostas concretas para o país. Precisa de uma reflexão profunda sobre o que vai fazer e como vai conseguir de novo recuperar a confiança dos portugueses.
Fui Secretário da Organização do PS Algarve nos últimos oito anos. Houve muitas coisas que correram bem e outras que correram mal. Tivemos grandes vitórias e derrotas. Costumo comparar política e futebol e vejo o que acontece mesmo com os melhores. Mesmo com o Ronaldo, se joga bem todos aplaudem, mas se tem um dia menos bom assobiam. Mas não deixa de dar tudo o que pode para a equipa ganhar.


As pessoas não perdoam as derrotas e querem mudanças. Evidentemente que as mudanças são importantes, mas tem de haver coerência e aqueles que perdem um dia não podem ficar quietinhos e dias depois pedir para os outros saírem. A responsabilidade das vitórias e das derrotas é de todos. E contam para todas as eleições. As autárquicas e as legislativas.


No Algarve, ao contrário do resto do país, o Presidente do PS, Miguel Freitas, assumiu o mau resultado eleitoral e defendeu um Congresso extraordinário ainda este ano. Foi o único. E não tem paralelo noutras situações. Quantos Presidentes de Concelhia pediram eleições antecipadas com derrotas nas autárquicas? Nenhum. Quantos Presidentes de Federação o fizeram no país após as legislativas? Nenhum outro. O Presidente do PS Algarve fez, com a dignidade que lhe reconheço. Ou será que o PS só teve um mau resultado no Algarve?


Como a nova Direção Nacional quer fazer uma profunda alteração dos estatutos, tendo havido já uma reunião na região com o Secretário Nacional do PS para a Organização, Jorge Seguro Sanches, ele próprio nos veio esclarecer a situação. O Algarve podia avançar para eleições intercalares, havendo novas eleições no próximo ano. A Comissão Política do Algarve entendeu que não fazia sentido haver duas eleições em nove meses e decidiu acertar o calendário com o partido a nível nacional.


Neste cenário de não haver eleições antecipadas havia duas opções: ou a demissão do Presidente e a nomeação de uma Comissão Administrativa, sem legitimidade dentro do partido e muito limitada na sua ação política, ou a continuação da actual Direção. Miguel Freitas decidiu continuar e se o conheço bem, vai dar tudo o que tem, como sempre, ao serviço do PS. 


Temos eleições para as concelhias em abril e a seguir eleições para a Federação. Sim, é preciso mudar. É preciso que haja mais do que uma lista nas concelhias, que haja concorrência, que se discuta política e projetos e se preparem as eleições autárquicas. Para mim, creio que é importante que os candidatos à concelhia digam logo se são candidatos à Câmara. É preciso clarificar. O PS agradece. 


Vai haver mudança, mas espero que o sentido da mudança seja para todos.

*Membro do Secretariado do PS

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

1 COMENTÁRIO

  1. Ora cá está a real filosofia do PS algarve: política é como o futebol!
    Que se lixe a ética e o altruísmo! Que se f**** os cidadãos, e os serviços públicos! A Malta quer futebol e minis!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.