Serviços de saúde da região têm plano para o tempo frio

ouvir notícia

.

As unidades de saúde dos 16 concelhos da região já elaboraram os seus planos de contingência específicos para responderem às necessidades suscitadas pelo tempo frio, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. “O Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo inverno foi ativado a 1 de novembro, nas unidades de saúde da região, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo na saúde da população”, adiantou a ARS.

No Algarve, este plano – em vigor até 31 de março – é operacionalizado através de um conjunto de medidas de atuação, coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento e asseguradas pelos hospitais e unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde.

“A implementação dos planos de contingência específicos pelos serviços de saúde da região consiste na preparação da resposta dos serviços de saúde perante um eventual aumento de fluxo de utentes, devido a condições meteorológicas adversas de frio extremo, ou a um aumento da incidência de infeções respiratórias, nomeadamente da gripe”, explica a ARS.

- Publicidade -

Outra vertente do plano consiste na “sensibilização e divulgação pelos serviços de saúde pública de medidas preventivas dirigidas à população em geral, a diferentes grupos de risco e aos idosos, institucionalizados ou não, em particular”.

“Para além da vacinação contra a gripe, a possibilidade de isolamento de doentes, o afastamento das camas entre si, a etiqueta respiratória e reforço de higienização das mãos, entre outras medidas de higiene respiratória e controlo de infeção, permitem reduzir ou minimizar o risco e o impacto destes fatores (frio e doenças respiratórias)”, conclui a ARS do Algarve.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.