Setembro foi o mês mais seco dos últimos 22 anos

ouvir notícia

O mês de setembro foi o mais seco dos últimos 22 anos, revelou o Instituto de Meteorologia (IM), que aponta o interior norte e centro como as exceções, já que apresentaram valores normais.

De acordo com a informação disponibilizada no “site” do IM, setembro passado apresentou uma anomalia de 31,5 mm negativos relativamente aos valores registados no período correspondente entre 1971-2000, o que permite classificar aquele mês como sendo “seco a extremamente seco em quase todo o território”.

O IM adianta que no final do mês, cerca de 91 por cento do território nacional “se encontrava em situação de seca meteorológica fraca a moderada”, com os restantes oito por cento num estado de “seca severa”, uma situação que afetou “principalmente as regiões do litoral norte e centro”.

- Publicidade -

Ao nível da temperatura do ar, o mês de setembro “caracterizou-se por valores médios”, superiores aos que foram registados entre 1971-2000, com anomalias na ordem dos 1,2 graus Celsius e 0,7º de temperatura máxima e média, respetivamente.

“O valor médio da temperatura mínima do ar foi muito próximo do valor normal com uma anomalia de 0,1º”, acrescenta o comunicado do IM.

Relativamente ao arquipélago da Madeira, o IM adianta que os valores médios das temperaturas máxima, média e mínima foram “superiores aos valores médios de 1971-2000”, com o Funchal a apresentar anomalias de 0,7º, 1,1º e 1,4º, respetivamente.

Em termos de precipitação, a quantidade registada foi inferior aos valores médios de 1971-2000, com uma anomalia de 15,9 mm negativos no Funchal e 19,4 mm negativos no Porto Santo.

Já no arquipélago dos Açores, mais concretamente em Ponta Delgada, os valores médios da temperatura do ar foram superiores aos normais de 1971-2000, com anomalias de 0,2º, 0,4º e 0,7º (máxima, média e mínima, respetivamente).

No que respeita à precipitação, o IM informa que os valores foram “igualmente inferiores aos normais”, tendo Ponta Delgada registado uma anomalia de 67,1 mm negativos face à normal de 1971-2000.

JA/AL

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.