SGU conclui com êxito operação de recloragem da água da rede pública

ouvir notícia

Os trabalhos decorrem ao longo da noite e da madrugada para minimizar o impacto junto dos consumidores

Os trabalhos realizados no denominado sistema de recloragem em conduta de abastecimento, em Vila Real de Santo António, foram concluídos com êxito, revelou a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU).

“A intervenção foi programada de forma a afectar o menor número de clientes possível e tratando-se de um trabalho difícil e moroso escolheu-se um horário com impacto mínimo (noite e madrugada). Dado o desempenho de todos os que colaboraram nesta obra foi possível executá-la causando transtornos mínimos, tendo sido nalguns casos nulos”, explicaram os responsáveis.

O sistema de recloragem é um dos processos de tratamento existentes na rede de abastecimento público de água e consiste no doseamento de forma controlada de cloro na água, de forma a inibir o aparecimento de microrganismos patogénicos.

- Publicidade -

Actualmente, a água distribuída através da referida conduta é proveniente das Águas do Algarve e, por conseguinte, já é fornecida com tratamento. Contudo, “tendo em conta o comprimento da rede, entre outros eventuais efeitos que consomem o desinfectante presente na água, é necessário proceder a reacertos no doseamento que permitam garantir durante todo o ano os níveis de cloro necessários a uma desinfecção eficaz, integrando maior controlo e automatização”, explicam os mesmos responsáveis.

De acodo com a SGU, a eficiência na intervenção proporcionou a oportunidade para substituir uma válvula em conduta DN200.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.