Silves: Autarquia de “mãos atadas” no licenciamento de megaprojeto

ouvir notícia

A presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma (CDU), clarificou mais uma vez, na semana passada, a sua oposição em relação ao projeto turístico e imobiliário previsto para a Praia Grande, no litoral do concelho.

O “Praia Grande Eco-Resort” é um dos maiores projetos turísticos para desenvolvimento na região algarvia, prevendo a construção de três hotéis de 4 e 5 estrelas, seis aldeamentos turísticos (um total de 3997 camas) e um campo de golfe com 18 buracos. O projeto foi aprovado pela câmara e assembleia municipais de Silves, em 2007, quando o PSD estava no poder.

“É público que o atual executivo municipal permanente não se revê no conteúdo do Plano de Pormenor da Praia Grande, defendendo, antes, um projeto diferente e sustentável, que vá ao encontro do turismo de natureza, em detrimento da construção em massa, que constitui uma fórmula já gasta”, refere a autarca em comunicado.

- Publicidade -

Apesar desta posição, Rosa Palma diz que a câmara está de mãos atadas neste processo, já que “existem compromissos urbanísticos assumidos por anteriores executivos” e “os atuais vereadores não permanentes têm tido uma opinião e um sentido de voto maioritário distinto do executivo municipal permanente, influenciando, assim, o destino de um dos últimos ‘oásis ecológicos’ do Algarve”.

Ainda assim, até ao momento, “o alvará de obras não foi emitido”, garante a autarca de Silves, lembrando, por outro lado, que ainda decorrem ações judiciais que contestam a legalidade do Plano de Pormenor da Praia Grande.

O desfecho destas ações nos tribunais serão decisivas para a construção – ou não – deste projeto urbanístico.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço bem o local e posso dizer que seria um crime deixar fazer um projeto desses na zona. É das poucas zonas que tem um potencial de natureza fantastico. Enquanto houver esperança eu acredito que valores economicos e politicos nao prevaleçam sobre o interesse em presevar a natureza linda e pura do Algarve. Sou açoriano e como devem imaginar os açores são lindos pela sua natureza. Porque não pensar no Algarve da mesma forma.

  2. NAO aos lucros faceis e de curto prazo…Turismo de massas e cimento armado jah quase totalmente destruiram o Mediterraneo e toda a Costa espanhola…JAH nao sao precisos mais campos de GOLF pois o mercado estah saturado tanto no retangulo como no mundo…Alem disso cada campo de golfe desperdica a agua de uma pequena cidade diariamente…mais os esgotos para poluir, a corrupcao normalmente involvida na construcao dos campos de golfe que faz dos campos Ibericos os mais caros do mundo…e famosos no estrangeiro por serem carissimos!!!NAO me digam que eh para crear postos de trabalho, pois isso eh uma MENTIRA, nao passam de MacJobs sazonais…

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.