Silves avança com obras de restauro da torre do castelo

ouvir notícia

Arrancaram esta semana as obras de conservação e restauro da torre 1 e alçado sul junto à entrada do castelo de Silves. Os trabalhos no segundo monumento mais visitado do Algarve (apenas superado pela Fortaleza de Sagres) estão a cargo do serviço de conservação e restauro (divisão de cultura, turismo e património) e do serviço de pedreiros (divisão de obras da autarquia), que realizarão trabalhos para reparar patologias e danos identificados.

No diagnóstico feito às zonas em causa foi detetado “o destacamento de elementos pétreos, que se deve à abertura de juntas provocada por envelhecimento e erosão das argamassas existentes, alterações resultantes da ação contínua de vários fatores ambientais”.

Segundo os especialistas, esta situação contribui para “o aparecimento de diversas lacunas de material, que podem facilitar a nidificação de animais diversos, a colonização de vegetação infestante, a entrada de água na estrutura, entre outros”.

- Publicidade -

Assim, a intervenção neste monumento nacional (classificado em 1910) pretende “garantir a salvaguarda, seguindo o princípio da intervenção mínima que deve orientar sempre as intervenções de conservação e restauro, bem como a segurança das pessoas que circulam diariamente por aquele monumento nacional”, tendo sido aprovada pela Direção Geral do Património Cultural.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.