Silves cria novas faixas corte-fogo para proteger a população

ouvir notícia

A faixa de gestão tem como objetivo proteger os aglomerados e edificações dispersas, isolando uma área de elevado risco, onde, nos últimos anos, tiveram origem vários fogos no município de Silves, Portimão e Monchique

O município silvense está a avançar com intervenções prioritárias à volta das áreas urbanas para prevenir incêndios nos próximos meses. A presidente Rosa Palma destaca ainda o esforço que está a ser desenvolvido pelas populações. “Têm vindo a realizar uma limpeza sem precedentes à volta das edificações”, refere a autarca

 

O município de Silves está a intensificar a criação de faixas de gestão de combustíveis junto a aglomerados urbanos. Neste momento, estão em curso intervenções nas freguesias prioritárias de São Marcos da Serra e de São Bartolomeu de Messines, anunciou a autarquia.

- Publicidade -

Estas novas zonas juntam-se a outras, localizadas na freguesia de Silves, a norte da cidade, em Odelouca, Vale de Lama e no Falacho, onde foram constituídos mais de 110 hectares de gestão de combustíveis para prevenir incêndios.

“Ao todo, encontram-se em execução ou em fase implementação cinco importantes faixas de interrupção de combustível, numa extensão aproximada de 65 quilómetros (150 hectares)”, salienta Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, frisando que estes trabalhos resultam da aprovação de candidaturas submetidas nos últimos meses pelo município ao Fundo Florestal Permanente.

Para além da criação destas novas faixas corta-fogo, “os serviços municipais já beneficiaram mais de 125 quilómetros de caminhos florestais, tendo as equipas de sapadores florestais e as juntas de freguesia efetuado importantes trabalhos de gestão de combustível, destacando-se as intervenções realizadas junto a áreas urbanas (em curso), na mata nacional da Herdade da Parra e no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico”, destaca o comandante operacional municipal, Nelson Correia…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 14 DE JUNHO)

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.