Silves em festa para celebrar Dia do Município

ouvir notícia

As comemorações já arrancaram e estendem-se até 10 de setembro com muitas atividades. Os festejos contam com conferências, exposições, música, festas e atividades desportivas.

Volvidos que estão cerca de 822 anos sobre a conquista da cidade de Silves, a câmara de Silves está a promover, desde o dia 24 de agosto e até 10 de setembro, uma programação especial tendo em vista assinalar o Dia do Município.

O ponto alto dos festejos é precisamente no dia 3 de setembro (Dia do Município), com a realização de um seminário e a inauguração da exposição “Peças do Arquivo Municipal”, às 17h00, na Sé Catedral de Silves.

- Publicidade -

Esta ação inclui a apresentação do fundo arquivístico da Sé de Silves e a intervenção de diversos especialistas, como o padre Joaquim Nunes, chanceler da Cúria da Diocese do Algarve, João Sabóia, diretor do Arquivo Distrital de Faro, e Luís Oliveira, professor da Universidade do Algarve, entre outros.

Segue-se, no mesmo dia, a inauguração da exposição “Passion”, com degustação de vinhos da Quinta dos Vales, um dos oito produtores dos Vinhos de Silves, no castelo de Silves, a partir das 19h00. A noite terminará com o Festival de Bandas Civis, com início marcado para as 21h30, na praça Al-Muthamid.

A programação do Dia do Município teve início na semana passada, com a inauguração da exposição de fotografia “Síria”, de Pedro Barros, patente até ao próximo dia 29 de outubro na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves, e que nos leva numa viagem pela história milenar do referido país, suas gentes e costumes, mesquitas e cafés, e cidades.

Comemorações nas freguesias

Esta quinta-feira, dia 1 de setembro, assinala-se também a reabertura ao público das piscinas municipais de Silves. Esta atividade tem início a partir das 7h30.

De 2 a 4 de setembro, realiza-se a já habitual Feira dos Frutos Secos, em Alcantarilha, numa promoção das tradições ligadas à terra e à freguesia, onde figueiras, alfarrobeiras e amendoeiras se fundem e dão outro colorido à paisagem e à doçaria regional.

Na mesma data, decorre no Bairro CHE do Enxerim, a Festa do Tremoço, onde atividades como a música, apanha de porco, passeio a cavalo, e gincana de bicicletas têm lugar.

De 4 a 10 de setembro, seguem-se as atividades desportivas. O domingo, dia 4, é dia de marcha-passeio, em Silves. A prova, com partida nas piscinas municipais, tem início pelas 9h00.

No dia seguinte, realiza-se, pelas 17h30, a inauguração da nova sala de fitness, no complexo desportivo das piscinas municipais.

O programa de comemorações culmina com o torneio de voleibol de praia, a realizar no dia 10 de setembro, em Armação de Pêra.

Estas atividades são organizadas conjuntamente pela câmara de Silves, junta de freguesia de Alcantarilha, paróquia se N.ª Sra. da Conceição, Quinta dos Vales, Sociedade Filarmónica Silvense, Associação Amigos do Enxerim, Atlético Clube de Albufeira e Clube Internacional Náutico de Silves.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.