Silves: Ermida assaltada e vandalizada sofre intervenção de emergência

ouvir notícia

.

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) colaborou com a Fábrica da Igreja do Algoz promovendo a colocação de uma porta, provisória, na ermida de Nossa Senhora do Pilar. Este imóvel, do século XVII, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.

O projeto foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural, sendo a porta original, em madeira, posteriormente recuperada e reintegrada no local.

“Ao tomar conhecimento do estado de degradação da Ermida, que havia sido assaltada e vandalizada, a Direção Regional de Cultura assumiu o custo de uma porta, em ferro, numa intervenção de emergência, uma vez que o imóvel se encontrava desprotegido e sujeito a novos atos de vandalismo”, adianta a DRCAlg em comunicado.

- Publicidade -

Para além desta ação de proteção da ermida, reforçaram-se as condições de vigilância e segurança deste antigo templo.

A direção regional sublinha, ainda, que desde o dia 20 de maio, os bens culturais imóveis do Algarve contam com a colaboração do Comando Territorial de Faro da GNR para ações de vigilância e sensibilização, estando a ermida de Nossa Senhora do Pilar identificada no grupo de imóveis de risco e vulnerabilidade face à sua localização algo isolada.

A ermida contará, para breve, com novas ações de proteção, salvaguarda e valorização, a serem desenvolvidas pela comissão Nossa Senhora do Pilar, constituída para o efeito, em parceria com a Fábrica da Igreja, a junta de freguesia do Algoz e Câmara de Silves, e que já se reuniu com a Direção Regional de Cultura dando conta das iniciativas que está a promover para voltar a tornar possível a fruição deste monumento.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.