Silves exibe presépios tradicionais até 7 de janeiro

ouvir notícia

Presépio em cortiça exposto na Casa Museu João de Deus

Até dia 7 de janeiro, os paços do concelho, a Casa Museu João de Deus e o Museu do Traje e das Tradições são os espaços municipais onde poderão ser visitados diversos presépios tradicionais.

Nos paços do concelho, todo o edifício foi decorado de acordo com a quadra natalícia, incluindo–se aqui um presépio tradicional português ao estilo dos presépios de S. Francisco de Assis, composto por mais de uma centena de figuras tradicionais.

Já em São Bartolomeu de Messines, encontra-se em exposição no edifício adjacente à Casa Museu João de Deus (CMJD) um presépio tradicional em cortiça, da artesã Alzira Cabrita, formado por 27 peças, que representam a adoração do menino, a chegada dos reis magos, monumentos e cenas do quotidiano. O mesmo foi doado à CMJD em 1998 tendo, nesse ano, sido montado pela artesã. Após a sua morte a montagem tem ficado a cargo pelas técnicas da Casa Museu.

- Publicidade -

Por último, e tendo como objetivo a divulgação dos procedimentos de montagem, rituais e a simbologia das figuras associadas a esta quadra e ao património cultural imaterial, poderão ser apreciados no Museu do Traje e das Tradições dois presépios: o tradicional algarvio (em trono), composto por uma estrutura em degraus com o menino Jesus no topo, ornamentada com verduras, pratinhos de searas e laranjas com rama; e um presépio tradicional construído em grés, cortiça e musgo com inúmeras figuras características da aldeia de Natal.

Os mesmos foram montados com o apoio da junta de freguesia local e com a colaboração de alguns dos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Bartolomeu de Messines, num projeto de intervenção junto da comunidade sénior que visa o registo e a fruição das tradições natalícias.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.