Silves mobiliza jovens para a proteção da floresta

ouvir notícia

A Câmara de Silves recebe pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 15 de julho e 31 de agosto, diversas equipas de voluntários integrados no programa de “Voluntariado Jovem para as Florestas”.

Durante 15 dias ou 30 dias, as equipas criadas no âmbito deste programa e compostas por jovens, com idade compreendida entre os 18 e 30 anos, vigiam as áreas florestais do concelho, sensibilizando as populações, sinalizando e mantendo em boas condições caminhos florestais e acessos a pontos de água, bem como efectuando a manutenção de parques de merendas, entre muitas outras actividades, sendo acompanhados pelos técnicos da autarquia e da proteção civil.

O grande objetivo desta iniciativa é manter a serra de Silves movimentada e ocupada por pessoas, que possam ser promotoras da preservação dos recursos florestais e ecossistemas e trabalhar na sensibilização e envolvimento das populações locais, captando e sensibilizando-as para a conservação da natureza e para o aumentando da vigilância, diminuindo os riscos de incêndios florestais”, adianta a Câmara de Silves.

- Publicidade -

Segundo a autarquia silvense, os jovens participantes nesta iniciativa são maioritariamente provenientes de alguns concelhos do interior, como Mesão Frio, concelhos que têm um relacionamento de grande proximidade com a autarquia silvense.

Durante esse período de tempo, para além de terem alojamento e alimentação gratuita, oferecidas pela autarquia algarvia, estes jovens recebem formação sobre proteção civil.

Além disso, os jovens recebem ainda uma bolsa diária de doze euros, atribuída pelo Instituto Português da Juventude (IPJ).

NC/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.