.
CULTURA ÚLTIMAS

Silves: Peças de João de Deus “voltam a casa” após doação

.

O acervo da Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, foi enriquecido com uma doação de bens culturais, peças de mobiliário, obras de arte e decorativas, pertencentes à Fundação Maria Guilhermina de Deus Ramos Soares Lopes (GDR), de Lisboa.

O ato de entrega da doação teve lugar recentemente e os objetos passam agora por um processo de triagem e tratamento, de modo a posteriormente serem musealizados e incorporados na exposição permanente deste equipamento cultural.

As peças doadas pertenciam à Fundação Maria Guilhermina Ramos Soares Lopes, fundação criada em memória de uma das netas do poeta e pedagogo João de Deus, que no início do ano de 2017 manifestou o seu interesse em doar à Casa-Museu da terra natal do autor diversos bens culturais, dos quais se destaca uma escrivaninha do século XIX, peça singular pertencente à família do poeta.

Entre os bens doados encontram-se, ainda, objetos de carácter decorativo e de arte, como um tinteiro e um desenho a carvão retratando as netas do poeta, as três filhas de João de Deus Ramos Júnior.

Desta doação fazem, ainda, parte inúmeras primeiras edições de obras de João de Deus.

JA

Tamanho da Fonte
Contraste