Silves poupa 70 mil euros por ano nas piscinas

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Silves estima uma poupança anual de cerca de 70 mil euros com a implementação de um projeto de otimização da eficiência energética nas piscinas municipais.

O projeto, que está em fase de execução, envolve um investimento total de 556 mil euros, sendo financiado por fundos comunitários em 457 mil euros.

A obra contempla quatro componentes, nomeadamente a instalação de sistema solar térmico, a instalação de sistema fotovoltaico, a substituição do sistema de bombagem (19 bombas centrífugas) e a substituição da iluminação existente por LED.

- Publicidade -

“O sistema solar térmico será usado no aquecimento das águas das piscinas e das águas quentes sanitárias utilizadas nos banhos dos utentes, cobrindo cerca de 44% das necessidades atuais das instalações e evitando a emissão de 49,45 Ton de dióxido de carbono por ano”, esclarece a autarquia.

Ao mesmo tempo, a criação de uma central de produção de energia elétrica através de conversão fotovoltaica, assim como a substituição de eletrobombas de circulação por equipamentos de elevada eficiência energética, vai permitir uma grande redução dos gases de efeito de estufa.

Por último, a substituição das lâmpadas florescentes por lâmpadas LED, nomeadamente, “86 luminárias e 493 lâmpadas por LED”, também vai contribuir para a redução do consumo energético e dos gases de efeito de estufa.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.