Silves promove visitas acompanhadas a monumentos

ouvir notícia

.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado à temática “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”, a Câmara Municipal de Silves preparou um programa específico com atividades que vão desde as visitas acompanhadas a monumentos, à projeção de imagens de pormenores do património e atividades de promoção de interação entre gerações.

No dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tem lugar no Castelo de Silves a ação “Pormenores do Património”. Esta iniciativa decorre das 9h30 às 17h00 e consiste na projeção de imagens fotográficas referentes a pormenores do património histórico e natural do concelho de Silves.

Nesta data, para além das visitas acompanhadas aos monumentos do centro histórico e ao poço cisterna almóada será, também, realizada a iniciativa “Sons do Património”, onde o participante terá acesso a visitas ao Castelo, Sé Catedral, Igreja da Misericórdia e Museu Municipal de Arqueologia, com declamação de poesia medieval islâmica e cristã, por António Baeta.

- Publicidade -

No dia 19, São Bartolomeu de Messines terá uma programação especial, com a realização de visitas acompanhadas à sua igreja matriz e com a ação “Jogos entre gerações”, iniciativa que, tomando como ponto de partida a visita ao Museu do Traje e das Tradições, terminará no Largo da Igreja Matriz. Aí, visando a interação entre gerações, irão desenvolver-se alguns jogos tradicionais, como a petanca e a malha.

Programação estende-se às freguesias

“Descobrir o passado de Alcantarilha e Pêra” é o nome da atividade que se irá realizar, no dia 20 de abril, em Alcantarilha e em Pêra, e que consiste em visitas acompanhadas a locais com interesse histórico-arqueológico das duas localidades. Estas visitas passarão por locais como a igreja matriz das referidas freguesias, a Capela dos Ossos, a misericórdia, as muralhas, as casas quinhentistas e a Igreja de S. Francisco.

A programação fecha no dia 21 de abril com a ação “Entre o Grés e o Luar – percurso arqueológico por Vale Fuzeiros”, com visitas acompanhadas aos monumentos arqueológicos desta localidade, explicação sobre a sua inserção no contexto geomorfológico e levantamento gráfico “in situ” da iconografia de um dos monumentos, como forma de sensibilização para uma das etapas da conservação patrimonial.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.