Silves promete dez dias ao melhor estilo medieval

ouvir notícia

A organização garante o “rigor histórico” da feira e promete dez dias ao melhor estilo medieval

A 12ª edição da Feira Medieval de Silves, que se realiza entre 7 e 16 de agosto, volta a fazer o município recuar no tempo e a colocar em destaque a herança cultural desses tempos. As ruas do centro histórico vão ser invadidas pelos mercados da época, os torneios a cavalo, os cortejos históricos, os jogos populares e as recriações históricas das batalhas travadas entre árabes e cristãos. Em 2015, a organização propõe uma viagem pela “Mágica Capital da Cultura”

 

A Feira Medieval de Silves arranca já esta sexta-feira, mais uma vez dedicada aos tempos da ocupação muçulmana, quando o território do Garbe Alandalus foi incorporado no domínio muçulmano em 713. Naquela altura, famílias inteiras povoaram o que é agora o Algarve, transportando consigo não apenas os seus bens materiais, mas também os seus saberes e culturas, com destaque para a poesia, a música, as ciências e a arquitetura.

- Publicidade -

A presença da cultura árabe em Silves, antiga capital do Reino do Algarve, resistiu às conquistas violentas e ainda hoje a cidade parece continuar encantada com a sua herança histórica. Por isso, o tema da 12ª edição da feira medieval é “Mágica Capital da Cultura”, com dez dias de recriação histórica deste período medieval que coincidiu com os tempos áureos de Silves.

A organização propõe assim uma viagem pelo ambiente cultural e artístico existente na corte da época, com muita dança, música e poesia à mistura, para “mostrar a vitalidade e a diversidade das artes no quotidiano árabe medieval” e “dar a conhecer uma cidade vibrante no que à cultura e às artes diz respeito”.

“Entre as 18h00 e a 1h00, os visitantes terão oportunidade de viver aventuras únicas, experiências memoráveis que os farão regressar a outras épocas, aos tempos áureos em que Silves era a capital do Al-Gharb”, sublinha a organização, a cargo da autarquia local, estimando que o evento atraia mais de 100 mil pessoas ao centro histórico da cidade.

Cerca de mil trajes à disposição dos visitantes

A programação deste ano inclui dois torneios a cavalo por dia, animação exclusiva no castelo de Silves, manjares medievais, dança e muita animação.

O objetivo é levar os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, “onde será possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história da região”.

“A azáfama nas ruas do centro histórico será constante, respirando-se uma atmosfera com características particulares, num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado peculiar do tecido urbano e pela imponência dos seus monumentos”, realça a organização.

Por outro lado, os visitantes terão à disposição cerca de um milhar de trajes de homem, mulher e criança, que são uma das imagens de marca da Feira Medieval de Silves. Todo o vestuário foi produzido pelo estilista silvense António Gracias e pertence à câmara municipal.

O “roupeiro real” é, assim, um serviço que faz os visitantes sentirem-se parte do evento, ao encarnarem uma personagem medieval através da mudança de roupa. Os trajes são alugados a preços simbólicos.

Depois de vestirem o traje a rigor e encarnarem uma personagem, os visitantes da Feira Medieval de Silves podem depois assistir aos diversos espetáculos e à animação de rua que acontece um pouco por todo o lado no centro histórico.

Gastronomia fiel à história e para todos os gostos

No que toca à gastronomia, são dadas a todos os participantes indicações muito claras, no sentido de que os alimentos confecionados não deverão conter ingredientes desconhecidos na Idade Média, como a batata, os pimentos, entre outros (sobretudo, devido ao facto de serem provenientes do continente americano).

Por outro lado, durante os dias em que decorre este evento, será utilizado o “xilb”, uma moeda válida apenas no espaço da feira e contribui para a criação de um ambiente muito característico e único. “Os visitantes podem trocar os seus euros por esta moeda, num posto de câmbios, embora, caso não o desejem fazer, possam continuar a usar os euros, já que ambos são moeda corrente dentro do recinto”, explica a organização.

Entretanto, alguns monumentos da cidade estarão abertos durante o evento e poderão ser visitados pelo público, como o castelo, a Igreja da Misericórdia e o Museu Municipal de Arqueologia.

A primeira feira medieval realizada na cidade de Silves foi organizada pela escola secundária de Silves, em 1996. Em 2005, fez-se a primeira feira medieval já com organização da autarquia, com um número ainda relativamente pequeno de figurantes e de grupos envolvidos. Ao longo das edições passadas, o evento vem crescendo e acumulando um sucesso significativo, chegando aos 100 mil visitantes.

Os bilhetes (pulseiras para os dez dias) têm um custo de quatro euros. Existe a possibilidade de adquirir o bilhete diário, que custará dois euros. Para além do bilhete de entrada no recinto, haverá ingressos para a animação especial diária no castelo, que terá um custo de cinco euros e inclui ingresso de entrada no perímetro. A entrada no torneio de armas a cavalo custará igualmente cinco euros, abrangendo também o ingresso de entrada.

Para além da entrada no recinto e nos espetáculos, os visitantes poderão alugar trajes medievais, custando o aluguer de um traje de adulto três euros e o de um traje de criança dois euros.

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.