Símbolo da paz e fraternidade está em Albufeira até ao Dia de Reis

ouvir notícia

.

Paz, fraternidade e igualdade são os ideais defendidos pela “Luz da Paz” que, todos os anos, é acolhida pelo município de Albufeira numa cerimónia simbólica. Este ano não foi exceção e Albufeira voltou a receber a chama proveniente da Igreja da Natividade, em Belém

A cerimónia decorreu no passado dia 22 de dezembro, na igreja matriz de Albufeira, pelo cónego José Rosa Simão. O evento contou com a presença do autarca de Albufeira José Carlos Rolo, membros do executivo, presidente da assembleia municipal Carlos Silva e Sousa, agrupamentos de escuteiros da região, entre outras individualidades.

Este é já o sétimo ano que o concelho recebe a iniciativa, no âmbito do acordo de geminação que Albufeira mantém com a cidade austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade. Esta ação resulta de um envolvimento institucional entre o município, o consulado honorário da Áustria no Algarve, e a cidade de Linz.

- Publicidade -

Os vários agrupamentos de escuteiros presentes, nomeadamente de Albufeira, Paderne e de outras localidades do Algarve, animaram a cerimónia com apontamentos musicais e levaram a “chama da fraternidade” para as respetivas coletividades.

“O município orgulha-se de se associar, uma vez mais, a esta cerimónia, que é já uma tradição da quadra natalícia. Continuamos empenhados em trazer para Albufeira este símbolo da fraternidade, como forma de reforçar a nossa espiritualidade nesta época festiva”, salientou o presidente da câmara municipal, lembrando que “no dia 1 de janeiro comemorou-se o Dia Mundial da Paz, o que confere ainda mais significado à presença deste símbolo no concelho”.

A “Luz da Paz” vai permanecer no edifício dos paços do concelho, no primeiro andar, até ao domingo (6 de janeiro), Dia de Reis, para que todos quantos queiram, possam acender uma vela pela paz no mundo.

Uma tradição com duas décadas

A “Luz da Paz” é uma tradição iniciada há cerca de 20 anos, por uma televisão austríaca, que resolveu convidar uma criança que se tivesse destacado por algum feito humanitário, a fim de acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus Cristo, para a partilhar com outras pessoas.

De início, a luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa por outros países. Hoje, 25 nações acolhem anualmente a “Luz da Paz”.

A chama foi entregue à cidade de Albufeira em 2005, tendo o município algarvio, desde então, acolhido o evento, nesta quadra festiva.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.