Símbolos heráldicos apresentados em conferência

Este estudo histórico-artístico será apresentado por Lina Oliveira, licenciada em História e História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi docente

ouvir notícia

Os símbolos heráldicos de Loulé vão ser apresentados numa conferência integrada no ciclo “Loulé na linha do tempo”, no Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães no dia 28 de maio, pelas 15:00 com entrada livre, anunciou a autarquia.

Este estudo histórico-artístico será apresentado por Lina Oliveira, licenciada em História e História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi docente.

“A heráldica autárquica, respeitando ao uso de armas por parte das autarquias, é bastante recente em termos oficiais, mas há testemunhos do uso de símbolos identificativos dos concelhos desde o início do séc. XIII, em selos e pedras de armas”, refere o comunicado.

- Publicidade -

O mais antigo exemplar com uma imagem representativa do município de Loulé é uma pedra de armas de 1366 onde aparece gravado um loureiro, seguindo-se outras em que a mesma espécie arbórea, como elemento falante do topónimo, se ergue de uma torre ou de um castelo, sendo a imagem que perdurou de uma forma constante durante mais tempo, em diversos suportes, até ser ordenado oficialmente o brasão de armas de Loulé em 1935.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.