Sindicato e comunidade escolar protestam contra encerramento de escolas

ouvir notícia

.

O Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS), membro da FENPROF, promoveu duas ações de luta contra o encerramento das escolas do 1º ciclo, esta quinta-feira, em Marmelete, concelho de Monchique, e Odeleite, concelho de Castro Marim.

Estas são duas das escolas do distrito de Faro que pertencem à lista que o Ministério de Educação e Ciência enviou para a Associação Nacional de Municípios Portugueses na semana passada, a qual indica as escolas que o Governo pretende encerrar já no próximo ano letivo.

Os protestos juntaram dezenas de pais e encarregados de educação. Em Marmelete, o protesto contou com membros da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Monchique. Em Odeleite juntaram-se ao protesto o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, bem como membros da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Castro Marim e população em geral.

- Publicidade -

As ações de protesto incluíram duas concentrações junto das escolas e manifestações pelas ruas das localidades.

DUrante estas ações foram recolhidas assinaturas para os abaixo-assinados promovidos pelo SPZS, os quais serão enviados aos respetivos agrupamento de escolas, juntas de freguesia, câmaras municipais, assembleias municipais, grupos parlamentares da Assembleia da República, Ministério da Educação e Ciência, Primeiro-ministro e Presidente da República.

Os signatários dos abaixo-assinados exigem que o encerramento das escolas seja “resultado das decisões assumidas e homologadas nas Cartas Educativas”, recordando que este é “o único instrumento legal de planeamento neste domínio”.

Exigem que o encerramento das escolas não seja feito de forma administrativa mas, sim, envolvendo todo a comunidade. Exigem, ainda, que o reordenamento da rede escolar não passe pelo emparcelamento de estabelecimentos de ensino.

 

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.