Sindicato reivindica plano regional contra a crise

ouvir notícia

A União dos Sindicatos do Algarve (USAL) voltou esta semana a reivindicar a necessidade de o Governo adotar um “plano regional articulado de combate à crise e ao desemprego”.

O objetivo é que sejam tomadas “medidas urgentes” para responder à crise no Algarve, numa altura em que os números do desemprego atingem valores recorde.

“Se não forem adotadas medidas urgentes para a região, a crise irá evoluir para patamares dramáticos e o futuro dos algarvios e da região irá agravar-se”, alerta o sindicato afeto à CGTP.

- Publicidade -

Para vincar a sua posição, a União dos Sindicatos do Algarve vai mobilizar os trabalhadores para “novas formas de luta”, estando já prevista uma manifestação nacional para o dia 19 de março.

Os sindicalistas realçam que, neste momento, “milhares de famílias algarvias vivem momentos angustiantes, cerceados dos meios de subsistência”, estimando-se que “mais de 40 por cento dos desempregados não têm direito ao subsídio de desemprego”.

“Este volume de desemprego está a fazer crescer de forma acelerada a pobreza e a exclusão social na região, das quais são sinais evidentes as notícias de abertura – e do aumento vertiginoso da sua frequência – de refeitórios sociais em Albufeira, Faro, Loulé e outros concelhos, por iniciativa de autarquias e instituições sociais”, acentua a USAL, referindo que o pior ainda estará para vir.

É que o quarto trimestre de cada ano nunca é o pior momento do desemprego no Algarve, mas sim o primeiro, “o que significa que neste momento os valores do desemprego no Algarve já estarão bem acima dos 14,8 por cento”.

Nuno Couto / Jornal do Algarve
Foto: João Porfírio
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.