Sismos a fingir treinam escolas de Portimão

ouvir notícia

O procedimento de evacuação nas escolas é testado nas escolas de Portimão para preparar alunos e professores para um sismo

Os alunos e professores das escolas do concelho de Portimão estão a ser treinados para saberem o que fazer durante um sismo e outras situações de emergência. As ações da proteção civil, que se prolongam até março de 2018, podem fazer toda a diferença num cenário de catástrofe natural

Até ao próximo mês de março de 2018, vão ocorrer vários sismos a fingir nas escolas do concelho de Portimão. Tratam-se de exercícios promovidos pela proteção civil para testar os procedimentos de segurança em caso da ocorrência de uma catástrofe natural.

Este é o quarto ano consecutivo que o serviço municipal da proteção civil de Portimão aposta no programa “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!”, dirigida a preparar os alunos, professores e todos os funcionários para situações de emergência.

- Publicidade -

Os simulacros, que arrancaram na semana passada, na escola da Mexilhoeira Grande, passam pela “realização de exercícios internos e à escala real” nos estabelecimentos de ensino de todo o concelho, para “sensibilizar e preparar a comunidade escolar para eventuais situações de acidente grave ou catástrofe”.

Em caso de sismo, o procedimento de evacuação nas escolas passa, em primeiro lugar, por todos os alunos protegerem-se debaixo das mesas. Depois, esperam até que o abalo passe e são encaminhados para as portas de emergência das salas de aula pelos professores, onde se dirigem, ordeiramente e por caminhos previamente estabelecidos, para o campo de jogos da escola. Tudo isto deve estar definido no plano de emergência de cada estabelecimento de ensino, assim como um ponto de encontro em caso de emergência…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 30 DE NOVEMBRO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.