SMS: A comunicação à deriva, etc.

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Diz-se que os jornais “vão mal”, que “nunca se viram as poucas-vergonhas” na televisão como agora, que as redes sociais são “um esgoto”, etc.. Poucos questionam se tais situações são a causa ou mero efeito, metade dos que questionam apenas questionam e não apresentam soluções (encolhem a cabeça, conformam-se em função do partido de eleição), e raros são os que vão ao fundo do problema – a política legislativa para a comunicação social que tal como está, assemelha-se a um caleidoscópio à medida do freguês. São cada vez em maior número os que vão dizendo que “já não há jornalistas”, o que não deixa de em parte ser verdade – há publicistas e quase todos “profissionais” da matéria, etc.. Muitos irritam-se com que vêem e ouvem quando, na televisão, querem saber notícias com seriedade da sua região, do país e do mundo, e mudam de canal para canal com tudo igual. Outros abrem algum dos poucos jornais diários e os títulos garrafais em nada têm a ver com as descrições, a não ser nos crimes, desastres aéreos e bolas de futebol. Segredo de justiça? Não existe. Respeito pela honra? Não vende. Pode-se mentir descaradamente sobre matéria pública? À vontade e sem receio de consequências. Há liberdade de omissão? Completa, quando a omissão interessa a mandantes ou a grupos de pressão. A publicidade e a propaganda confundem-se com a Informação? Completamente, e tantas vezes sem se dar por isso. As rádios são na generalidade gira-discos com música de entrecosto intervalado pelo disparate? Entra pelos ouvidos. As redes sociais são hoje o “espelho da nação”, função que outrora era a do exército, e onde cada ladrão pode escrever sobre outro ladrão pensando que tem cem anos de perdão? Sim, são espelho, não são a causa. Etc..

O panorama não é encorajador e mesmo os que se sentem com coragem desconhecem onde “isto” pode ir parar, embora não se neguem vantagens. Vantagens? Sim. Quais? Primeiro, na televisão, nunca ninguém como hoje lá entra burro e sai inteligente. Segundo, nas redes sociais, nunca ninguém como hoje pode representar o papel de caluniador com a convicção de se deitar como santo e acordar com o mesmo género da calúnia. Terceiro, nos jornais, como está à vista ou conforme parece, todos querem suicidar-se, e o online é como que o sector dos cuidados paliativos no hospital da comunicação. Etc..

Flagrante prémio SMS de Jornalismo. Neste ano de 2019, o júri decidiu, ainda que se trate de um bis – prémio SMS de Jornalismo para Rosa Veloso. O Algarve precisa desta Jornalista. Assim que nos chegue a Ata do júri, diremos porquê.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.