SMS: A dificuldade das coisas

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Vou confidenciar. Como há muitas, muitas semanas não acontecia, esta semana andei a adiar a escrita deste apontamento de dia para dia, sempre a adiar, até que, num momento já próximo deste, estava decidido a desistir. Ora esbarrava no assunto, ora esbarrava no título. Ou então derivava para um assunto desligado da realidade, da realidade com relação direta e útil com o Algarve, ou mesmo com o mundo que lhe está próximo. Foram várias as tentativas. Primeiro pensei escrever alguma coisa que daria como título certo – “Pobres, atrasados, isolados”. Não, dizer isto, por mais que corresponda à verdade, é uma agressão inútil. Mudei para outro registo – “Balões cheios de ar, tribos, clãs”. De modo nenhum, aproximam-se eleições, vai por aí uma revoada de propaganda e contra-propaganda, os balões já não significam balões, e, além disso, mal se fala em tribos ou clãs, a conversa fica estragada.

É claro que, apesar de muito fogo-de-vista, o Algarve está pobre, atrasado e cada vez mais isolado. Só que coisas destas não podem ou não devem ser ditas por alegadamente serem ou parecerem campanha contra o Algarve, afugentarem os turistas, fazerem perigar a paz social. Também é verdade que pelas repartições públicas e pelas autarquias abundam sem precedentes os balões cheios de ar, paredes-meias com tribos que gerem o poder e clãs que definem o dever consoante as conveniências. No entanto, não é de bom-tom pôr-se em letra de forma que o Algarve não é uma sociedade aberta, que a democracia não é vivida por inteiro, que os manhosos não são reis e que os partidos não estão organizados de modo a impedir que a manha não controle a rua, a vizinhança, a sociedade. Todos sabemos o que acontece mas para se salvar alguma sã convivência, é aconselhável que se finja. Fingimos que somos ricos, que estamos muito evoluídos, e que, melhor do que ninguém, estamos ligados ao mundo. Fingimos que os balões têm conteúdo mesmo que a gente que sobe de balão é melhor que não abra a boca, fingimos que muito do nosso canibalismo político não decorre do tribalismo também político, e fingimos que o pertencer ou não a um clã é o critério dominante de selecção, independentemente do clã poder ser já de si o piorio. Já nem se questiona.

É a dificuldade das coisas. Não sei é se haverá alguém a ficar grato para quem estraga o 25 de Abril, cantando-o com manha.

Flagrante progresso: Uma estação ferroviária como a de Loulé/Quarteira, como tudo o que supõe, encerrou a bilheteira, fechou os saitários, trancou as portas e colou um papel à porta avisando que encerrou isso tudo “por razões técnicas”…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.