SMS: Algarve, o abarracado

Os vizinhos contam que foi assim – “Aí há uns três anos, isto era uma terra aberta, sem valados nem extremas à vista. Certa manhã surgiu um portão a marcar uma entrada. Como não havia paredes nem bardas, o portão ficou pendurado em nada, e assim permaneceu durante algum tempo. Passados uns meses, surgiu uma baixada que forneceria eletricidade ao descampado com portão. Algum tempo mais, e surgiram uns buracos no terreno. E, certa manhã, um grande camião chegou com uma casa em cima e despejou-a em frente aos buracos. Os rapazes que a despejaram são os mesmos que já despejaram dezenas delas nas redondezas. O dono desta, ninguém sabe quem é. Consta que a Câmara levantou uns autos, mas o assunto só será resolvido lá para 2035. Entretanto, pela noite, alguém veio fazer jardim e plantar árvores. Mas gente que a habite, essa ainda não se viu.

E quem poderá ser? – Perguntei. “Pode pertencer a um pobre imigrante que não tenha casa onde morar, e pode pertencer a alguém que esteja a fazer negócio com casinhas de madeira espalhadas por aí, para alugar ao pobre imigrante, levando-lhe, a cada mês, mais de metade do seu salário. Ou pode pertencer a um estrangeiro que tenha a casinha aqui, por capricho, e só cá venha quinze dias por ano, mas cumpre o seu sonho, ter uma morada sob o céu azul do Algarve. E pode ser, simplesmente, alguém que não precisa de casa, que até dispõe de várias, mas quer construir para ver no que dá, zombando das contraordenações e fiada na ineficácia da justiça.”

Passei pela dita “casa”, e lá está, confirma-se. Não parece habitada, mas tem jardim e árvores plantadas de fresco. Quem a colocou sabe como se faz. Caminhando uns metros mais, encontra-se outra barraca em forma de casa, mas essa já está murada, e na portada até já lá estão dois grandes leões de pedra. Percebe-se que se entrou em território de clandestinidade. Que causas existem para este desordenamento territorial? Várias – Falta legislação eficaz e adequada, ou falta vontade em fazê-la cumprir, e, sobretudo, falta uma política de habitação equilibrada para uma população que vive entre sazonalidade e imigração. Habitação para jovens, habitação para quem chega e quer trabalhar, além de que há localidades onde as casas devolutas são mais do que as ocupadas.

Consta que Governo central e autarquias estão a pôr mãos à obra. Há notícias de que se deu início no Algarve ao incremento em habitações sociais. Há chaves que estão a ser entregues, há várias que vão ser em breve posta nas mãos de novos proprietários. Sobre o assunto, parece haver vários projetos em marcha. É uma felicidade saber que se inicia um programa que tem em conta a habitação com justiça e dignidade. Mas esse é um plano que responde à carência, por certo não fará levantar do território este tipo de urbanização selvagem. Ou querem deixar que o Algarve interior crie, por colinas e planícies, novas “Ilhas de Faro”? Que tenha de vir um programa qualquer da Europa, lá para 2040, derrubar a camartelo este tipo de construção?

Por certo que enquanto escrevo esta crónica, estará alguém, a levantar uma cerca à mais recente casinha de madeira. Amanhã, talvez já lá estejam dois leõezinhos de pedra. Rápido e eficaz. Ora vejam só o que não sofreria quem quisesse levantar uma casa de tijolo e telha! Levaria quase tanto tempo a obter licenças e a responder a quesitos, do que os responsáveis pelas barracas e terem notícia dos autos. Em tempos românticos, Goethe escreveu a frase imorredoira – “Plantei a minha casa sobre o nada, por isso o mundo inteiro é meu”. Agora, em tempos mais concertos e com mentes mais realistas, podemos dizer – “Plantei a minha casa fora da lei, por isso o mundo inteiro é meu”. Ou como dizia um outro dono de uma casinha dessas – “Ela já lá está. Tentem pegar-me por aqui, pela sola dos meus sapatos”.

Vêm aí as autárquicas. Será que vai tudo ficar como está?

Flagrante cansaço: De certas palavras: resiliência, empoderamento, implementação, narrativa, alavancagem, engajar, performante e… etcetrizar. Já basta!

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.