SMS: As grandes causas e os pequenos efeitos

Muitos ouviram, nesta terça-feira recente, o discurso de posse do presidente do Governo Autónomo da Madeira. Isto e aquilo, vamos fazer e fizemos, queremos e pedimos, etc,. etc.. Mal ou bem, expôs as grandes causas da Madeira, vai ser o responsável dos efeitos, sejam estes pequenos ou grandes. É claro que a Madeira está longe de apresentar a “densidade demográfica” do Algarve, mas é de crer que nenhum algarvio seja ele natural, adaptado ou adventício, inveje a Madeira no que decide e faz com autonomia. Não se queria tanto, embora ainda que pouco, os que deviam usar a voz em S. Bento para insistir nesse pouco (a regionalização administrativa antes que seja tarde) quando falam, não usam o aparelho fonador normal – são ventrílocos e não mexem os lábios.

Agora já se tornou moda partidária para justificar a paralisia, o faz de conta e o incumprimento de propaganda eleitoral, o recurso a esta arte política de usar a voz sem que se abra a boca ou se mova os lábios, de maneira que o som das reclamações regionais pareça vir doutra fonte diferente do falante. E como o argumentário convence cada vez menos gente, gente que se torna descrente, surge também agora um novo argumento – o de que o Algarve não tem “densidade demográfica”. Que não tem densidade demográfica para um Hospital Central, mas tem para dois periféricos e um sem número de privados que operam como vespas asiáticas. Que não tem densidade para linhas e transportes ferroviários que não sejam os do século XIX que ainda nos servem. E antes de se redigir aqui mais um “etc.” que não tem densidade para a criação de uma ou duas áreas metropolitanas incorporando e racionalizando cidades, vilas e quintais.

Comparemos, então, a Madeira que ninguém inveja na sua autonomia e custos da insularidade, com o Algarve que, sem lóbis é espezinhado nos corredores da alta política que quatro ou cinco lóbis regionais reclama como seus por usucapião.

A Madeira tem uns 270 mil habitantes vivendo em escassos 800 km² (metade dos quais na cidade do Funchal), o Algarve tem uns 450 mil habitantes vivendo em 5.412 km², com metade dos seus habitantes numa verdadeira área metropolitana central (três cidades e quatro vilas praticamente contíguas), e a outra metade em mais outras duas áreas semelhantes. Não é preciso colocar-se ou construir casas sobre casas sem deixar espaço sequer para uma bananeira, para o Algarve se apresentar com “densidade demográfica” para os devidos efeitos estatísticos e políticos. Mente quem esconde ou não descreve com verdade a densidade demográfica que o Algarve possui, a que se junta uma apreciável população passante e que duplica ou triplica a demografia do Algarve em quatro ou cinco meses que o resto do País faz por esquecer ou de que não se lembra.

Flagrante ditado: Ainda não chegámos à Madeira…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.