SMS: As guerrinhas da televisão pública

A televisão pública, quase por regra, tem brindado o Algarve coim as suas guerrinhas internas, inexplicáveis na maioria dos casos. Será o caso do recente afastamento da jornalista Rosa Veloso das funções de coordenação da RTP no Algarve. O diretor da estação disse na parte aproveitável do seu verdito que “os cargos não são vitalícios”, o que não constitui qualquer novidade. Nada mais disse, Para trás fica, para o público, uma pequena nota no diário dos crimes e confrontos segundo a qual haveria uma “guerra” na RTP/Faro, e depois que um inquérito estaria a decorrer na sequência de um abaixo-assinado com conteúdo clandestino e finalmente o tal veredito. Nada sobre as razões ou motivos que justificassem o afastamento de uma profissional competente e que, já agora, desde que assumiu o cargo de coordenadora tinha mais argumentos para prestigiar a estação pública no Algarve do que para a estação pública conferir-lhe prestígio.

Está muito claro que a RTP não tem culpa de ser uma estação pública, como também a sua delegação no Algarve está longe de ser uma autarquia. Além disso, o seu diminuto quadro de pessoal não corresponde ao que se esperaria de uma televisão pública no Algarve, em termos de autonomia, qualidade e desempenho. Sem capacidade de decisão sobre a sua própria agenda, está à mercê das decisões de Lisboa e também dos efeitos de pressões que um ou outro município exerce formal ou informalmente. Quer isto dizer que a delegação da estação pública não faz o que deseja nem pode assumir de forma responsável na região o que para esta a RTP significa ou deveria significar. Tem passado sem escrutínio ao longo dos anos, a forma airosa como a televisão pública tem ladeado a instalação de um centro de produção a sério no Algarve, e também como tem silenciado o seu desempenho praticamente confinado a algum desastre, a algum escândalo e a alguma inauguração de passadeiras para peões e colocação de lâmpadas led em Faro, que em Portimão ou Tavira já é muito longe.

Sobre a dança de anteriores coordenadores que dificilmente coordenaram, também pouco ou nada foi dito, embora, de modo geral, fosse por regra entendido que as danças, enfim, seriam por desconfortos com a vinda a ferros para Faro e que os bailarinos ficariam à espera de um final feliz. No caso de Rosa Veloso, a forma autocrática como o assunto terminou e terminou com o seu afastamento inexplicado como se uma delegação da estação pública no Algarve, apesar de desgraduada e permeável a conhecidas irregularidades que lhe deram má cara no passado, fosse uma secção de xadrez e passatempos, acaba por dar razão aos que observam que a RTP é portuguesa exceto para o Algarve e no Algarve.

Sabe-se apenas que houve “guerra”.

Flagrante geografia: Surpreendidos ficam os que desconhecem que a Região Autónoma da Madeira cabe toda ela na área do Concelho de Loulé, e que quanto ao contributo para a riqueza nacional será melhor não falar para o Orçamento do Estado não ficar com peso na consciência.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.