SMS: Assim se provam as lideranças, nesta hora que passa

A epidemia já entrou por baixo das nossas portas, e pior que o vírus, só o pânico. E muita gente entrou em pânico, embora um número apreciável se sirva do mesmo pânico para fins não confessados. Como sempre, quando se instala a balbúrdia, há de tudo. Se por acaso se determinam medidas preventivas com alguma dureza, não falta quem as ache excessivas. Mas se, por falta dessas medidas, a situação se torna insustentável e nefasta, logo não faltam também dedos acusadores apontados para as lideranças, sejam estas nacionais ou locais. Pelo meio, metem-se cálculos eleitorais se eleições estão à vista. Cálculos feitos em função das características das eleições, como no caso das autárquicas nas quais por vezes vale tudo, até arrancar olhos, ou também enterrar bem fundo o que todos os olhos vêem. A todos estes, a situação de pânico como a que parece estar a instalar-se no País com a epidemia do Covid-19, quer haja medidas ou não, serve-lhes por inteiro.

Mas é também nestas horas que as lideranças locais são postas à prova, no que diz respeito à credibilidade, preparação para enfrentamento de crises, capacidade de comando e reserva de serenidade. E quando aqui nos referimos a lideranças, não estamos a ver apenas quem está no poder ou tem o poder nas mãos. Referimo-nos com igual fatia, aos que estão na oposição ou que anseiam chegar ao poder pelo voto, e não por outro meio ou recurso, designadamente pelo uso da notícia falsa, do ataque e da calúnia, matérias nas quais as redes sociais já formaram grandes especialistas. O Algarve não está imune destas figuras. Nunca esteve.

Por outro lado, é também nas horas como as deste tempo que passa, que se vê como as sociedades, designadamente as locais, perdem a sua própria memória. Não custa verificar que o Algarve a perdeu, para já quanto a epidemias, para não se falar de outras catástrofes. Perde-se a memória quando a população e as suas lideranças são ou estão desenraizadas e desinseridas.

Flagrante surto epidémico: C

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.