SMS: Começa o período mais perigoso

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Período perigoso para todos. Para quem está no poder e para quem está em qualquer das oposições, da que já alguma vez foi poder à que não fez estreia da faca e queijo na mão.

Quem está no poder, é levado a deixar de ouvir quem deveria ouvir, decide supondo que os aplausos da véspera amenizam o disparate do dia seguinte, se é que o disparate não foi calculado, e, como é característica dos temos que correm, embriaga-se com as sondagens – umas, mantidas em reserva, outras, públicas para os devidos efeitos.

Para quem está em alguma das oposições, se não tem perspectiva de poder vir a partilhar alguma migalha caída da mesa do poder, é o bota-abaixo, nem as evidências se salvam. Se eventualmente há alguma janela de oportunidade de partilhar ou beneficiar do poder alheio, joga-se na proporção da expectativa.

Em todos, no poder querendo mantê-lo a qualquer preço ou contestando o poder ambicionando-o, é uma situação que, em política, equivalente ao sonambulismo. Ou seja, é um transtorno do sono da política que consiste basicamente em levantar-se da cama da política, andar na política ou praticar algum tipo de atividade política enquanto ainda se está dormindo politicamente. Em termos partidários, o sonambulismo político é um distúrbio do sono de um partido em que as funções motoras dos que lideram, despertam, mas a sua consciência permanece inativa. Trata-se, portanto, de um despertar desequilibrado do cérebro de quem lidera, que leva uns a não ouvirem quem deveriam ouvir, e outros à atitude do bota-abaixo na suposição que são ouvidos.

Quando começa a contagem do calendário eleitoral, o sonambulismo indicia o período mais perigoso para o que nos habituámos a designar e bem, por “sistema”, palavra usada como sinónimo envergonhado de democracia.

Ora, há indícios. E já agora, os sonâmbulos podem atravessar o Guadiana.

Flagrante problema: A dificuldade não é de 365. O problema vai ser no ano bissexto. No dia extra.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.